Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Brasilidade também está nos detalhes

Publicado em 30/03/2022 Editoria: Geral Comente!


Designer de interiores Luciana Gibaile incentiva a brasilidade nas minúcias do morar

Difícil definir o jeito de morar do brasileiro. O país de proporção continental possui uma história profunda de colonização, escravidão e acolhimento de pessoas vindas de várias partes do mundo até o momento. A cultura viva, também ancestral, está o tempo todo em movimento e impacta no morar, ainda influenciado pelas memórias subjetivas, pela geografia onde a morada está localizada, dependendo da latitude.

 

Tratar sobre o tema brasilidade sempre será um recorte e desafio, segundo a designer de interiores Luciana Gibaile. A profissional sabe a importância do papel que a sua atuação tem na hora de projetar e também desmistificar alguns preconceitos com objetos da história. Afinal, por questões também de ordem cultural o brasileiro ainda olha muito pra fora e valoriza pouco o que é feito pelas mãos dos que aqui nasceram e vivem. 

 

Como é o caso do fuxico, técnica artesanal transmitida pelas mulheres africanas do interior do Nordeste, que se reuniam para reaproveitar as sobras de tecidos - panos considerados artigos de luxo da época -, no período colonial. A designer customizou a cadeira Aspen da Saccaro, provando que design e artesanato dá bossa. A peça compôs o ambiente da profissional assinado para uma mostra de decoração no Paraná.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários