Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Festival marca primeiro ano da Escolinha de Triathlon em Joinville

Publicado em 11/03/2022 Editoria: Esporte Comente!


 

Evento reuniu todas as turmas do projeto nesta quarta-feira (9), aniversário de Joinville, com presença de familiares e da comunidade

 

Os mais novos triatletas mirins catarinenses enfrentam seu primeiro grande desafio nesta quarta-feira (9). No dia que celebra o aniversário de Joinville, o Festival da Escolinha de Triathlon Formando Campeões reuniu todos os alunos para um simulado da modalidade. Mais do que um desafio, o evento foi uma festa para marcar o primeiro ano do projeto, com entrega dos certificados "Sou triatleta".

O Festival da Escolinha de Triathlon foi realizado no campus da Univille, sede do projeto em Santa Catarina, e integrou a programação do Univille Day. O dia é dedicado a uma série de atrações esportivas e culturais para toda a comunidade. Por isso, além dos familiares, os triatletas mirins puderam mostrar suas habilidades a todo o público local.

"Para a maioria dos alunos, esta foi a primeira oportunidade de realizar um triathlon completo, como se fosse uma competição, e na presença da família e do público em geral", destacou o coordenador do projeto, Ivan Razeira.

A abertura do Festival da Escolinha de Triathlon foi feita pelo reitor da Univille. O Professor Dr. Alexandre Cidral enfatizou o grande valor do projeto à sociedade, reforçando que a Univille sente-se honrada em poder acolher as crianças e proporcionar a elas a melhor estrutura para a prática esportiva.

O circuito preparado para o simulado de triathlon incluiu a piscina da Academia Univille para a natação, o espaço em torno do Ginásio da Univille para o ciclismo e a pista de atletismo para a corrida. Os alunos foram divididos em dois percursos, um de 50m de natação, 1km de bike e 400m de corrida para aqueles até 10 anos, e outro de 200m de natação 3km de bike e 800m de corrida para aqueles a partir dos 11 anos.

"O festival aproximou os pais, a universidade e a comunidade, isso foi muito positivo. Além disso, proporcionou um momento de muita confraternização entre os alunos, professores e familiares", analisou o professor Wesley Jonatan da Silva, do núcleo Joinville da Escolinha de Triathlon. "Sem dúvida este será o primeiro de muitos festivais!"

 

Aquathlon em Guaratuba

No dia 5, os alunos da Escolinha de Triathlon fizeram um "aquecimento" para o simulado, no Festival de Aquathlon de Guaratuba, no litoral paranaense. O evento contou com 12 integrantes do projeto. O objetivo era proporcionar a eles uma vivência maior num ambiente de competição, sem a pressão por resultados, agregando conhecimento, e ajudando-os a aproveitar os treinos de forma mais consciente.

"O evento teve baterias de cinco atletas, e cada bateria tinha dois ou três alunos da Escolinha. Todos foram muito bem. Mas o mais importante foi a diversão e o espírito esportivo, com todos torcendo uns pelos outros, apoiando e incentivando a todo momento.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Joinville, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon de Santa Catarina e apoio da Univille e da prefeitura de Joinville. Os patrocinadores são SulAmérica, Anjo Tintas, Porter Group e Martinelli Advocacia.

 

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários