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Conheça os 7 principais indicadores de vendas

Publicado em 16/02/2022 Editoria: Geral Comente!


Para garantir um crescimento eficaz ao seu negócio, os lucros precisam aumentar de forma saudável.

 

Entretanto, esses indicadores são utilizados para avaliar todo desempenho da área dentro de uma instituição, sempre se baseando nas tomadas de decisões. 

 

Conhecer e entender esses KPIs auxilia na hora de organizar e otimizar os processos, alcançando sempre os melhores resultados.

 

Se deseja entender melhor sobre esses indicadores, leia este artigo até o final e garanta as melhores experiências para a sua empresa. 

 

Boa leitura!

O que são KPIs de vendas

Key Performance Indicator, ou apenas KPIs, são indicadores chave  ligados diretamente com o planejamento estratégico da empresa. 

 

Desse modo, é fundamental monitorá-lo e verificar se as estratégias adotadas estão proporcionando o resultado esperado.

Assim como também é fundamental acompanhar as empresas em destaque e aprender com o mercado.

 

Dados são coletados a partir da execução de estratégias de vendas, e permitem acompanhar e identificar:

 

 

 

 

 

Quando um processo de KPI é realizado, melhores resultados e impacto direto no aumento das vendas podem ser notados. 

 

Assim, é mais fácil concentrar esforços apenas no que precisa de atenção.

Por que os indicadores de vendas são importantes

De forma bem simples, a importância dos KPIs fica por conta de transformar números avulsos em conhecimentos sobre o negócio. 

Tendo esses dados, fica mais fácil para que os gestores consigam prever e identificar problemas em andamento.

 

Facilitando a realização de ajustes sempre que necessários.

 

Em vendas, os indicadores mais indicados são:

 

7 principais indicadores de vendas

Um dos pilares para alcançar sucesso em vendas é o gerenciamento. 

 

Entender como anda o desempenho da sua empresa faz com que seja possível criar estratégias efetivas e trabalhar apenas com aquilo que proporciona resultados.

 

Os KPIs mostram com precisão os resultados de cada ação tomada, e quais consequências seu negócio pode sofrer. 

 

Para que você entenda melhor sobre esses indicadores, separamos os 7 principais e a forma que eles podem ser aplicados na sua empresa.

 

Para assim garantir um bom retorno e desempenho.

1 Número de leads gerados

Os leads são os potenciais clientes, ou seja, aqueles que têm interesse na sua empresa. 

 

Para controlar esse indicador, é preciso buscar dados desses clientes, seja com cadastros em newsletter ou inscrições em eventos. 

 

É uma forma simples de ter uma lista de cadastros e conseguir captar esses leads e convertê-los em clientes.

 

Também simplifica no momento de fazer follow up constantes.

2 Número de leads qualificados

São os indicadores de vendas que ajudam na conversão gerada em negócios que serão fechados.

 

Trata-se de um público que apresenta grande interesse pelos produtos ou serviços que são oferecidos pela sua empresa.

3 Taxa de conversão

Trata-se do indicador mais importante pois avalia a eficiência da equipe, junto a quantidade de oportunidades geradas. 

 

Além disso, possibilita a identificação de novas estratégias. 

 

Uma dica é utilizar os chamados testes A/B e assim avaliar os seus resultados.

4 Ticket médio

Responsável por demonstrar o comportamentos dos clientes com a sua marca, está diretamente ligado com o faturamento da instituição. 

 

Algumas estratégias aumentam esse ticket médio:

 

5 Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

O CAC pondera todo o investimento até que um determinado consumidor se torne cliente. 

 

É um indicador que permite analisar se a estratégia está ou não sendo positiva na captação de clientes. 

 

Se o CAC for maior que o gasto médio é sinal de que o seu investimento está maior do que os seus ganhos.

6 Número de negócios fechados 

Sozinho esse indicador já trabalha bem, porém quando aliado ao ticket médio pode se tornar ainda mais importante para as estratégias de vendas. 

 

Por esse motivo, conheça a quantidade de negócios fechados em um determinado período e crie metas.

 

7 Ciclo de vendas

É ele quem determina o tempo necessário para que alguém realize a compra na empresa desde o primeiro contato com a marca.

 

Quanto menor o ciclo, mais clientes são captados e o lucro aumenta ainda mais.

Como os indicadores aumentam as vendas

Para aumentar suas vendas, é preciso criar e acompanhar os principais indicadores do seu negócio. 

 

Comece definindo seus objetivos, pensando sempre no aumento das vendas.

 

Você pode apostar em fazer benchmarking, uma estratégia que busca otimizar o desempenho da empresa com base nas melhores práticas do mercado em que ela está inserida.

 

Os indicadores listados são uma forma de auxiliar a sua empresa a crescer e ser referência no mercado. 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

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