Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Em 2021 fundos de renda fixa batem recorde de captação

Publicado em 09/02/2022 Editoria: Geral Comente!


Em 2021, fundos de renda fixa batem recorde de captac&807;a&771;o.jpeg

Entenda os números e saiba como o crescimento dos depósitos de fundos em renda fixa impactam a rotina dos investidores. 

Entre as diversas opções de investimentos, os fundos de renda fixa são uma ótima alternativa para os investidores que desejam diversificar sua carteira de investimentos sem abrir mão da previsibilidade e segurança. 

Em 2021 os fundos de renda fixa atingiram recordes de captação, o que chamou a atenção do mercado. Esse movimento de crescimento esteve atrelado principalmente à variação positiva da Selic, que motivou operações de investimento nessa modalidade.

O que são fundos de renda fixa?

Para compreender melhor porque houve um aumento da captação de recursos em fundos de renda fixa, primeiramente vamos contextualizar esse tipo de produto financeiro. Os fundos de investimento são uma modalidade de aplicação financeira na qual vários investidores se reúnem para aplicar seus recursos de forma conjunta em uma série de ativos financeiros. 

 

Esses fundos têm características e regras próprias e são divididos em tipos. No caso dos fundos de renda fixa, eles são chamados assim porque a maior parte dos ativos é composta pela renda fixa — aquela que tem rentabilidade fixada no momento em que o investidor aloca os recursos.

 

Isso quer dizer que, ao investir em renda fixa, o investidor tem conhecimento de todos os parâmetros atrelados ao investimento, como prazo e rentabilidade, por exemplo. Essa previsibilidade é uma característica interessante, especialmente para perfis de investidores mais moderados.

Como se comportaram os fundos em 2021?

Por um longo período, existiu uma ideia de que os investimentos em renda fixa eram pouco rentáveis. Entretanto, a partir do momento em que eles passaram a entregar resultados além das expectativas, o número de pessoas interessadas na modalidade também teve um crescimento.

 

Até dezembro de 2021, os depósitos líquidos em renda fixa já tinham ultrapassado R$ 301 bilhões. Com a Selic, que aumentou de 2% ao ano para mais de 9%, os fundos de renda fixa se tornaram uma opção atraente. 

 

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), de 2002 até 2021 os fundos de renda fixa nunca haviam performado tão bem, por isso a associação aponta os números como um recorde histórico de captação. 

 

Vale lembrar que os fundos de renda fixa costumam investir pelo menos 95% de seu patrimônio líquido em renda fixa, o que inclui, entre outros: operações compromissadas com lastro em títulos públicos, títulos públicos propriamente ditos e papéis de crédito privado. 

 

Estima-se que novas altas de juros contribuam para manter o ritmo de crescimento na captação dos fundos de renda fixa. O Copom deve aumentar a taxa de juros em fevereiro, elevando a Selic para 10,75% ao ano.

 

Sobre o aumento da Selic e os impactos nos investimentos, é preciso ficar atento, já que os investimentos de maior risco, como fundos em ações, podem performar mal quando a Selic está muito alta, abrindo espaço para opções como os fundos de investimento em renda fixa.

Quais as vantagens dessa modalidade de investimento?

Antes de escolher qualquer produto de investimento que vai compor a sua carteira, é fundamental conhecer o seu perfil de investidor e traçar objetivos com aquele investimento. A renda fixa se destaca por se tratar de um produto que oferece segurança, com previsibilidade e alta liquidez.

 

Um dos tipos de investimento em renda fixa que pode ser incluído na sua carteira é o Recibo de Depósito Cooperativo, ou simplesmente RDC. Trata-se de uma aplicação financeira de renda fixa que pode ter uma remuneração bem interessante e superior a outras opções disponíveis no mercado. Além disso, o RDC tem uma boa liquidez, baixo risco e se tornou uma opção relevante em razão das altas na taxa Selic.

 

O RDB é semelhante ao CDB (Certificado de Depósito Bancário), a diferença é que o primeiro é emitido por cooperativas de crédito, enquanto o segundo é emitido por instituições bancárias e sociedades de financiamento, crédito e investimento. Na prática, são modalidades de investimento muito semelhantes.

 

Uma carteira de investimentos deve ser diversificada, sempre pensando nos movimentos e melhores oportunidades do mercado. Por isso, antes de investir, busque informações atualizadas sobre economia, perspectivas mercadológicas e impactos políticos. Invista em instituições sérias e comprometidas com seus clientes, sempre pensando na segurança e tranquilidade das suas escolhas financeiras.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários