Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Gratuito: Curso para artistas debate futuros possíveis em meio ao caos

Publicado em 04/02/2022 Editoria: Geral Comente!


 

A dificuldade de se imaginar um futuro promissor com base na relação da humanidade com a natureza também é uma questão artística. A crescente produção de obras sobre distopias e apocalipses relacionadas à devastação do ecossistema gera um grande impasse criativo. Esse é o ponto de partida do projeto "Criar futuros, descriar catástrofes: Arte, imaginação e vitalismo ecossistêmico", de Julian Alexander Brzozowski. A partir do dia 9 de fevereiro, o ilustrador profissional, artista plástico, doutor em Literatura e compositor promove quatro oficinas online com o objetivo de estimular o pensamento artístico sobre futuros possíveis e gerar obras que substituam o cinzento do amanhã por alternativas plurais e floridas. Contemplado pela Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, o curso é gratuito e tem 90 vagas — o link para inscrição está disponível no formulário abaixo. 

Natural de Chapecó e radicado em Florianópolis desde 2009, Brzozowski é conhecido por seu trabalho de composição, regência, arranjo e instrumentação na Orquestra Manancial da Alvorada, mas é um multiartista (também é graduado em Cinema). Por toda a sua bagagem artística e filosófica, o ministrante afirma que o curso é direcionado para agentes culturais de todos os segmentos. "Parece algo abrangente demais dizer que vale para qualquer artista, mas da experiência que tenho de outros cursos que ministrei, realmente acredito que consegui destilar o essencial, que vai servir de inspiração para todo mundo", pondera. 

O projeto é dividido em quatro elementos: imagem, linguagem, referências e criação. Os encontros terão em média 2h30 de duração, com conversa e uma parte expositiva baseada em extensa pesquisa acadêmica e artística, principalmente na sua tese "Filologia Cósmica" (UFSC, 2020), sobre as obras de linguagem desde um ponto de vista cosmológico, no sentido da conectividade da vida. Brzozowski informa que será criado um espaço de discussão (fórum virtual), colaboração e avaliação das obras permanente para além do curso. 

"A parte expositiva será uma forma de a gente ganhar um vocabulário para pensar enquanto artistas, o que cada um desses termos (imagem, linguagem, referências e criação) quer dizer e as aplicações artísticas que eles podem ter, apresentando o aporte histórico e filosófico que existe para essas questões. A exposição será feita de uma maneira sensível e com apoio visual para estimular os participantes. Em seguida, a parte criativa acontecerá no Discord, plataforma que vai funcionar independente da minha presença. Mesmo assim, uma vez por semana, pelas quatro semanas seguintes, estarei disponível para trocar ideia sobre projetos e questões dos participantes. A ideia é criar uma comunidade artística, estimular que os participantes formem laços de parceria além da minha supervisão", explica. 
 

Cronograma 

9/2/2022 - Primeiro Encontro: Imagens do Mundo - Quarta-feira

16/2/2022 - Segundo Encontro: Linguagens em Ato - Quarta-feira

23/2/2022 - Terceiro Encontro: Referencial Ecossistêmico - Quarta-feira

3/3/2022 - Quarto Encontro: Criação dos Futuros - Quinta-feira (Excepcionalmente devido à Quarta-feira de Cinzas)

Horário: 19h às 21h30

 

Encontros Discord

9/3/2022 - Quarta-feira

16/3/2022 - Quarta-feira

23/3/2022 - Quarta-feira

30/3/2022 - Quarta-feira

 

Horário: 19h às 21h30 

Link para as inscrições: https://bit.ly/3qlkJ4X

INSCRIÇÕES ATÉ 7/2/2022

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários