Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Trabalhador com covid pode exercer suas funções em home office? Advogado explica

Publicado em 21/01/2022 Editoria: Geral Comente!


 

O aumento expressivo no número de casos da variante da covid-19 desde o início do ano tem afetado diretamente as relações de trabalho. Embora a Ômicron não seja tão agressiva, o isolamento das pessoas infectadas se faz necessário de qualquer maneira.

 

" A estrutura organizacional das empresas é impactada pelos frequentes afastamentos de empregados. O colaborador, esteja ele com suspeita ou infectado pelo coronavírus, deve ser imediatamente afastado de suas funções" — destaca o advogado Luís Fernando Luchi, especialista em Direito do Trabalho e sócio do escritório Miranda Mafra. 

 

Nos casos em que não é possível trabalhar de forma remota, é preciso que se respeite o isolamento pelo tempo necessário e exigido pelas autoridades sanitárias, ou pelo período recomendado em atestado médico.

 

Mas quando há a opção de home office, a pessoa infectada pela covid pode trabalhar? "Depende: Se o empregado(a) tiver um atestado médico, este deve ser respeitado e sequer em teletrabalho poderá exercer suas atividades. Mas, se tiver sintomas leves ou for assintomático, e não houver necessidade de atestado médico, é perfeitamente possível que realize suas atividades de forma remota "— explica Luchi.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários