Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

A importância do cabelo na autoestima feminina

Publicado em 14/01/2022 Editoria: beleza Comente!


Imagem: JerzyGorecki /Pixabay

Imagem: JerzyGorecki /Pixabay

 

Qual o papel que os seus cabelos têm em sua vida? Você é desapegado e não se importa com a aparência que eles têm e arrisca sempre um visual mais ousado? Ou para você as madeixas têm uma grande importância e merece atenção?

Para muitos, senão a maioria, a segunda opção é a resposta, principalmente entre as mulheres. É o que indicam as pesquisas feitas por famosas marcas de produtos cosméticos, confira:

A marca Head&Shoulder encomendou uma pesquisa no Brasil em oito centros urbanos, cujo resultado foi de que 85% das mulheres identificam os cabelos como um ponto determinante na autoestima.

Além disso, 68% delas se preocupam com a saúde dos fios e 66%, com a beleza. As entrevistadas tinham de 18 a 35 anos.

A Dove teve uma abrangência superior, em 16 Estados brasileiros, entre mulheres de 18 a 60 anos. Segundo a apuração, 90% creem que aquelas que tingem os cabelos com cores não usuais são julgadas e 30% pontuam que as adeptas são mais ousadas.

Também se chegou à conclusão de que 70% enxergam os cabelos brancos como desleixo e 80% sentem medo de estilos mais inusitados.

Já a marca Seda realizou uma pesquisa mundial, em seis países do globo, de todos os continentes e a repercussão foi parecida: 90% do público feminino confirmou que as mechas têm uma relevância fundamental na sua aparência.

Ainda, foi levantado que os cortes indicam personalidade, estado de espírito, ousadia, rebeldia ou tradicionalismo.

Continue lendo para conferir o porquê desses resultados tão expressivos.

Existe alguma relação histórica com o apego os fios?

A cabeleira têm sua importância em vários momentos históricos e de movimentos de libertação humana e até mesmo na Bíblia.

Provavelmente, remonta-se que o primeiro indicativo do valor do cabelo se deu na Grécia Antiga. Lá, os fios eram oferecidos como moeda de troca com os deuses para receberem promessas.

Os salões de beleza, segundo com achados arqueológicos, também surgiram neste período. As pessoas frequentavam locais onde os cabelos eram tingidos de loiro ou ruivo, bem como eram perfumados com óleos essenciais.

Em outra civilização do mundo antigo, o faraó, figura de máximo poder no Egito, também possuía tradições com as mechas. Eram utilizadas perucas que demonstravam o seu status social e seus descendentes tinham os cabelos mantidos sempre do lado direito da cabeça.

Na passagem bíblica que relata a história de Sansão e Dalila, é evidenciado que o cabelo lhe dava sua força. Há quem diga que, a sensação atual de debilidade causada pela calvície ou perda das mechas seja uma associação com esta história.

Ainda no aspecto religioso, monges e padres raspavam a coroa da cabeça como indicação do voto de castidade e da falta de vaidade.

No sikhismo, religião de origem indiana, não se deve cortar os fios, como forma de simbolizar santidade e força.

Já no budismo a ideia é diferente. As madeixas são cortadas pelos monges para representar a ausência de vaidade e desapego com o materialismo.

Mais especificamente sobre as mulheres, também existe uma passagem bíblica que expressa a feminilidade que os cabelos garantem a aparência.

Existe também a história de Lady Godiva que, tentando reduzir os impostos que seu marido cobrava do povo, atendeu a seu pedido e saiu cavalgando nua pela cidade, com seus longos cabelos cobrindo o corpo. Ela tornou-se símbolo de liberdade do povo.

Recentemente, na Guerra Civil Americana, as mulheres do exército aderiam à careca para se passar por homens e lutar em batalhas.

Na Segunda Guerra Mundial, as francesas que se envolviam com invasores da Alemanha eram submetidas a raspagem dos fios como punição, de modo a lhes causar sofrimento psicológico.

Qual a importância das mechas na autoimagem feminina?

O cabelo funciona como uma moldura para o rosto e normalmente é uma das primeiras coisas vistas e apreciadas em uma mulher.

Por esse motivo, é de se entender o motivo de tanta preocupação com a sua aparência e representação na vida pessoal e cotidiana.

Eles podem representar a personalidade, a identidade corporal, o estado de espírito, a sensualidade, a ousadia, como também mudanças internas e externas.

Muitas mulheres afirmam que naqueles dias em que o cabelo não está como desejam, há um impacto no humor de forma muito negativa.

Tanto é que muitas evitam os espelhos e chegam até mesmo a desmarcar compromissos pessoais, profissionais e encontros românticos.

Sobre a vida profissional, ainda é uma regra social que a aparência deve ser preservada e cuidada, impactando diretamente na procura e manutenção de alguns tipos de empregos e em algumas empresas.

É também através dos fios que muitas mulheres demonstram a sua feminilidade e vaidade, independentemente de sua forma, tamanho e cor.

Ainda, essa é a razão para que as mulheres gastem tanto tempo e principalmente dinheiro com produtos e bons profissionais do ramo da beleza, na tentativa de manter sempre os cabelos em perfeitas condições.

Por que é essencial cuidar das madeixas?

O cuidado com as madeixas garante que elas se mantenham bonitas e principalmente saudáveis, o que permitirá que mais procedimentos químicos sejam feitos, para alcançar a aparência desejada.

As principais recomendações são quanto as lavagens, que precisam ser feitas com produtos específicos para o seu tipo de cabelo e evitando a água quente, que pode ressecar os fios.

Além disso, é importante manter a hidratação em dia, sendo feita, no mínimo, a cada 15 dias, para manter o brilho das mechas e evitar o frizz.

Também é necessário se atentar quanto as ferramentas de calor que os fios são submetidos, para usá-las, o ideal é que anteriormente se proteja o cabelo com protetores térmicos ou leave-in.

A exposição solar exige o uso de protetores solares, assim como a pele. Com ele, o cabelo dificilmente terá o aspecto de seco e desbotado, para quem é fã das colorações.

Aliado a isso, como em tudo no nosso corpo, a cabeleira será muito mais bonita se os cuidados com a alimentação e exercícios físicos forem seguidos.

Ainda assim, mesmo seguindo os mais variados cuidados, existem mulheres que sofrem com doenças que causam queda de cabelo. Para elas, no mercado estão disponíveis várias formas de extensão com cabelo humano.

Cuide de seus fios e tenha sempre um visual de tirar o fôlego!

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários

Mais sobre beleza