Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Dicas para quem quer trabalhar no exterior sem sair de casa no Brasil

Publicado em 06/01/2022 Editoria: Dicas Comente!


Foto: gpointstudio/Freepik

Foto: gpointstudio/Freepik

Autogerenciamento e organização são alguns dos requisitos para quem procura trabalhar de casa em empresa internacional.

 

Com a popularização do home office, a globalização do mercado de trabalho virou tendência e as contratações internacionais aumentaram. Empresas da América do Norte e da Europa estão recrutando profissionais brasileiros para trabalharem a partir do Brasil.

O número de brasileiros que trabalham para estrangeiros sem sair de casa e ganham em dólar cresceu. Conforme levantamento feito pela consultoria de recrutamento Page Group, a contratação de profissionais do Brasil por empresas de fora foi 20% maior em agosto de 2021 em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Segundo o estudo, a ascensão do trabalho remoto, as condições de câmbio e a falta de alguns profissionais nos Estados Unidos e em outros países explicam a movimentação.

Dicas para trabalhar no exterior sem sair do seu país

Para começar a trabalhar remotamente para empresas do exterior, há uma série de requisitos aos quais os profissionais devem estar atentos. Algumas características e habilidades podem fazer o candidato se destacar no processo seletivo ao procurar uma vaga de trabalho remoto para o exterior. Ter inglês fluente, por exemplo, é essencial para se comunicar, se expressar e exercer as atividades do trabalho junto aos colegas e à chefia.

O autogerenciamento é citado pela startup de recrutamento em tecnologia Revelo, como um ponto importante para que o profissional consiga realizar o trabalho, sem depender da presença constante de um chefe ou de outras pessoas. Organizar o tempo e distribuir as tarefas do dia também são dicas, já que a maioria das empresas estrangeiras não determina um horário fixo.

Em trabalho remoto, é preciso que o colaborador esteja disponível para reuniões e atividades que sigam fusos horários diferentes. Sendo assim, a flexibilidade é um ponto forte a ser avaliado.

Para receber o salário, é fundamental que o prestador do serviço tenha um meio de recebimento de valores internacionais, como o cartão Payoneer.

Algumas plataformas em que profissionais podem encontrar vagas de trabalho remoto no exterior são Stack Overflow, Jobspresso, We Work Remotely, Dribble Jobs, Flexjobs e Remote Jobs. Segundo a equipe da Revelo, é importante que o candidato tente as vagas certas, para as quais ele tenha conhecimento adequado, pois as empresas estrangeiras costumam usar as mesmas companhias de recrutamento e percebem quando não há foco por parte do candidato.

Quanto ao perfil, profissionais de tecnologia ficam com a maior parte das vagas. Contudo, há ainda a procura por especialistas em customer success, análise de dados, design, marketing digital, vendas, atendimento e finanças.

Benefícios do trabalho remoto

Em entrevista ao G1, o country manager da Deel, startup americana especializada em contratações internacionais, Cristiano Soares, afirma que, desde que a pandemia acelerou o processo de gestão do trabalho remoto, pessoas e empresas precisaram se adaptar, e novas ferramentas de tecnologia ajudaram nesse processo, permitindo que os resultados fossem promissores.

Com o trabalho remoto, é possível continuar morando no Brasil e prestar serviços para outros países recebendo em moedas mais valorizadas. Além da remuneração, o modelo proporciona flexibilização de horários e diminuição de gastos com deslocamentos ou, ainda, a possibilidade de viajar para qualquer lugar do mundo, levando o trabalho junto.

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários