Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Primeiro ano da Escolinha de Triathlon em Joinville é marcado por aprendizado e evolução

Publicado em 26/12/2021 Editoria: Esporte Comente!


 

Desempenho das crianças na natação e experiência nas primeiras competições oficiais é o destaque do projeto, voltado para a formação pelo esporte

 

As crianças de Joinville mal descobriram o triathlon e já mostram dedicação de gente grande ao esporte. Em sua temporada de estreia em Joinville, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões proporcionou melhora no condicionamento físico, com evolução no desempenho das três modalidades, e conquistou o coração da garotada.

O primeiro desafio foi também o que apresentou a maior evolução entre os alunos. Muitas crianças chegaram ao projeto com pouca experiência na água. Mas, com os treinos focados nos movimentos básicos da natação, combinados com fundamentos de vários tipos de nados e muita diversão, a resposta foi rápida. Tanto que, no final de novembro, algumas crianças disputaram sua primeira competição oficial, o Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil, vivendo uma experiência inédita de natação no mar.

"Analisando todas as vivências e aprendizados que tivemos, foi um ótimo início de projeto. Todos os alunos estão indo bem. Este ano veio para nos ensinar e nos mostrar qual será o rumo da Escolinha em Joinville nas próximas temporadas", destaca o professor Wesley Jonatas da Silva.

A Escolinha de Triathlon tem como missão formar crianças e adolescentes por meio do esporte. Ainda assim, o trabalho de aproximação dos pequenos atletas com o triathlon já aponta alguns talentos. É o caso de Isabela Michaliszyn, que termina o ano com o título de vice-campeã brasileira de aquathlon e o quarto lugar no Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil, na categoria 12 a 13 anos. Mas a principal conquista, para o professor Wesley, é ver a paixão da garotada nos treinos.

"Os alunos são dedicados, assíduos, querem estar no projeto. Isso é o mais importante para mim como professor, ver a vontade deles de participar das atividades e se tornarem pessoas melhores", diz.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Joinville, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon de Santa Catarina e apoio da Univille e da prefeitura de Joinville. Os patrocinadores são SulAmérica, Anjo Tintas, Porter Group e Martinelli Advocacia.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários