Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Otites são incômodas também para os pets. Saiba como prevenir e tratar

Publicado em 19/12/2021 Editoria: Geral Comente!


Divulgação: Texto comunicação corporativa

Divulgação: Texto comunicação corporativa

 

Durante a pandemia, os lares brasileiros ganharam mais amor. Segundo dados da pesquisa Radar Pet 2021, da COMAC, cresceu em 30% o número de pets com as famílias no país. “Os pets são como filhos. Os tutores estão sempre atentos aos cuidados e se preocupam em manter a qualidade de vida de seus animais. Isso se mostra também com o maior conhecimento sobre a prevenção de doenças”, destaca a médica veterinária Patricia Guimarães, responsável pelo departamento técnico de marketing da Syntec do Brasil. 

 

A otite é um dos problemas que mais acomete os pets. Na verdade, não se trata de uma doença, mas sim de um sintoma decorrente a uma enfermidade, como uma dermatopatia, por exemplo. A otite decorre de inflamação associada a infecções em um ou ambos ouvidos, afetando até 20% da população canina e 6% dos felinos. Cerca de 15% dos casos atendidos em clínicas veterinárias pelo Brasil são de otite, sendo que a otite externa crônica (OEC), corresponde a 76,7% dos casos de otopatias em cães. “Dor de ouvido é sempre um incômodo, inclusive para os pets. A otite pode ocorrer nas partes externas, médias ou internas do conduto auditivo e acabam sendo extremamente comuns na vida dos pets”, relata a veterinária.

 

Dor, coceira excessiva, vermelhidão no pavilhão auricular, calor, edema e movimentos bruscos e contínuos da cabeça podem ser sintomas de otite, informa Patricia Guimarães. Assim que esses sinais são percebidos, é preciso procurar a ajuda de um especialista. “Caso os tutores notem que o pet está agindo de maneira diferente e apresenta esses sintomas, é preciso procurar um veterinário, pois uma vez instalada, a otite deve ser tratada com medicamentos especiais para ela.” 

 

Um dos meios mais importantes para evitar que os pets sofram com a otite é a prevenção. Para isso, é preciso ter cuidados diários e atenção para impedir que a doença se instale. “É muito importante manter as orelhas dos pets sempre higienizadas. Limpá-las ao menos uma vez por semana. Além disso, enxugá-las bem após o banho, pois a umidade favorece a proliferação de microrganismos. Também se recomenda atenção aos sinais dados pelos cães e gatos. Aos primeiros sintomas, deve-se procurar o veterinário para ele investigar a causa base do seu aparecimento”, recomenda a especialista da Syntec do Brasil.

 

Para a manutenção de ouvidos saudáveis, recomenda-se o uso de ceruminolíticos, como a solução otológica Auritec, indicada tanto para a higienização semanal quanto para auxiliar o tratamento das otites, pois ela dissolve o excesso de cerúmen do conduto auditivo. Em casos de infecções causadas por microrganismos em cães, a Syntec disponibiliza a pomada otológica Cirpo-otic, formulada à base de Cirpofloxacina, Clotrimazol e Betametasona, eficaz contra a otite externa aguda e crônica, causada por bactérias, fungos e leveduras. 

 

Em conjunto, os dois produtos compõem o Kit Otológico da Syntec para uso em cães, para a dissolução do cerúmen e tratamento de infecções. Para os gatos, recomenda-se somente o uso de Auritec para manutenção da higiene auricular. 

 

Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira, com foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Mais informações: www.syntec.com.br

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários