Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Ovo, uma fonte de proteína e muito mais

Publicado em 25/11/2021 Editoria: Saúde Comente!


A proteína é um macro nutriente formado por 21 aminoácidos. Destes, 7 são considerados aminoácidos essenciais, isto é, precisam ser obtidos através da alimentação. Dentre as inúmeras funções, a proteína é fundamental para manter a qualidade e quantidade de massa muscular ao longo da vida (1). Assim, é comum os esportistas e atletas consumirem proteínas pós treino com o objetivo de ganhar massa muscular.

 

Nos últimos anos a proteína tem sido consumida não somente na forma de alimento, mas também como suplemento alimentar. A clara do ovo, basicamente, fonte de proteína é um produto de escolha seja na forma de alimento como suplemento, chamada albumina. 

 

Entretanto, a discussão do momento relaciona o ganho de massa muscular ao consumo de alimento integral, como o ovo inteiro que possui na composição proteínas e substancias como vitaminas, minerais e ácidos graxos. 

 

Um estudo comparou o consumo de clara de ovo ou ovo inteiro após o exercício. O marcador em questão foi a leucina, um aminoácido relacionado ao ganho de massa muscular, que ficou aumentada logo após o treino com a ingestão de clara. Entretanto, 5 horas pós treino, a leucina se manteve elevada com o consumo do ovo inteiro, isto é, clara e gema (2).

 

A ingestão de alimentos integrais de uma fonte proteica e que possui vitaminas, minerais e gordura, como o ovo, podem melhorar a qualidade geral da alimentação e estimular a remodelação de proteínas musculares pós treino. (2) 

 

Além do ganho de massa muscular, a proteína retarda o esvaziamento gástrico, e traz como consequência alteração na glicemia pós-prandial positiva ao organismo. Evidencias mostram que o aumento da glicemia pós prandial é responsável pelo aumento do stress oxidativo provocando uma redução no óxido nítrico, uma substancia vasodilatadora que atua na função vascular. A modificação dietética é uma estratégia para limitar  a hiperglicemia pós prandial, limitando as respostas do estresse oxidativo que induzem a lesão vascular. ( 3 )

 

Um estudo utilizando glicose combinado com ovo inteiro, clara de ovo e gema de ovo e apenas glicose, oferecido como refeição a 20 homens pré-diabéticos apresentou como resultados: dilatação do fluxo da artéria braquial com o consumo de ovo inteiro e clara. A glicose pós-prandial teve um aumento atenuado com o consumo de ovo e clara (30 a 90 minutos) contra glicose e gema (30 a 120 minutos). Houve um aumento de CCK, um hormônio gastrointestinal que diminui o esvaziamento gástrico, com a ingestão de ovo inteiro e clara. De acordo com os autores, mais estudos são necessários para examinar os benefícios vasoprotetores dos ovos em refeições mistas complexas.

 

A proteína possui uma grande importância para as nossas células, entretanto, vitaminas, minerais fazem parte de reações bioquímicas em nosso organismo proporcionando bem-estar, pois, nutrientes como vitamina A, vitamina E, zinco, magnésio, selênio tem ação  antioxidante e contribuem para a redução de processos inflamatórios.  Compostos bioativos como a luteína e zeaxantina atuam na proteção dos olhos e no organismo como um todo. As vitaminas do complexo B favorecem a produção de energia na célula, pois atuam no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Estes nutrientes e outros como vitamina D, Vitamina K, cálcio, ferro estão presentes no ovo, por isso atuam de forma sinérgica e contribuem para um melhor desempenho do organismo.

 

O ovo é um alimento de fácil preparo, saboroso e pode ser incluído em qualquer refeição e combinado com os mais diversos tipos de alimentos. Na prática, isto significa promoção de saúde.

 

Texto: Instituto Ovos Brasil

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários