Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cuide das articulações e pratique esporte de forma mais segura

Publicado em 07/03/2021 Editoria: Esporte Comente!


Foto  pexels

Foto pexels

Ter boa saúde e cuidar dela é essencial para você viver com qualidade.
 
Mas no dia a dia encontramos muitas pessoas que sofrem com as articulações e não possuem a estabilidade necessária para fazer movimentos ou suportar cargas durante os exercícios físicos.
 
As articulações nos dão flexibilidade e movimento e, para que funcione bem precisam de colágeno, proteína que compõe boa parte do nosso corpo.
 
As articulações podem se agravar com o sedentarismo. Atividades físicas pesadas, obesidade e envelhecimento são também fatores que ocasionam esses problemas. 
 
A osteoartrite é uma inflamação das articulações que se desgastam e ocorrem principalmente no quadris, joelhos, ombros e mãos.
 
O colágeno é excelente para o fortalecimento das cartilagens e pode prevenir doenças.
 
Existem vários tipos de colágeno e cada um atua de maneira diferente no corpo. Conheça os principais:
 
Tipo 1  - É o tipo que se apresenta em maior quantidade no corpo. Encontrado nos tendões, na cartilagem fibrosa e nos tecidos conjuntivos, o colágeno tipo 1 dá grande resistência aos tendões, melhora a saúde das juntas e promove a elasticidade da pele. 
 
Tipo 2 - É o mais abundante nas cartilagens e existem alguns suplementos para aumentar sua produção. O colágeno tipo 2 ajuda na recomposição da cartilagem, podendo ser útil para prevenir e tratar a artrite reumatoide, por exemplo.
 
Colágeno hidrolisado - É um composto manipulado, extraído do osso e da cartilagem de animais, como aves e bovinos. Ele passa por um processo de hidrólise, ou seja, é quebrado em partículas menores e, a partir disso, é absorvido mais facilmente no intestino e melhor aproveitado pelo organismo. 
 
Pepto colágeno  - É um composto também manipulado e tem absorção muito mais rápida e fácil. Existem diversos estudos que indicam que este tipo de colágeno tem seus beneficios potencializados.
 
Não existe uma idade certa para cuidar das articulações, pois elas podem apresentar desgaste aos 20 anos (por trauma) ou aos 60 (por envelhecimento), por exemplo. O importante é observar o seu corpo e consultar um médico para indicar o tratamento certo para você.
 
Alguns cuidados podem ser tomados ao longo da sua vida:
 
Fortaleça as articulações: o fortalecimento das articulações é importante para a preparação da musculatura. 
 
Deixe o sedentarismo de lado: algumas pessoas acreditam que fazer atividade fisica pode causar alguma lesão. Porém, o sedentarismo pode causar fraqueza muscular e contribuir com problemas nas articulações.
 
Cuidado com o calçado:  Usar tênis confortável e com bom amortecedor pode ajudar e oferecer apoio às articulações que sofrem impactos ao longo do dia e principalmente, na prática de exercícios. 
 
Cuide das suas articulações, pratique atividades físicas regularmente e viva com mais saúde e qualidade de vida.
 
 
Márcia Eufrásio
Esportista e produtora de conteúdo digital

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários