Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Atletas Paralímpicos ganharão cães guias do Governo Federal

Publicado em 24/02/2021 Editoria: Esporte Comente!


Foto: IFC divulgação

Foto: IFC divulgação

Quatro atletas paralímpicos, portadores de deficiência visual, receberão cães guias que irão ajudá-los nas tarefas diárias. A parceria inovadora envolve a Secretaria Especial do esporte do Ministério da Cidadania, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Centro de Treinamento e Formação de Cães-Guia do Instituto Federal Catarainense (IFC) - Campus Camboriú.
 
Os cães guias auxiliam os portadores de deficiências visuais e permitem que eles tenham um nível maior de independência. Os cães auxiliam em diversas tarefas como atravessar rua, parar em sinais, encontrar as portas dos estabelecimentos, andar nas calçadas, entre  outras tarefas.
 
"Permitir que nossos atletas tenham cães-guias é uma forma de incentivá-los a ter mais independência e isso tem impactos até mesmo nos treinamentos", diz Bruno Souza, secretario nacional de alto rendimento do Ministério da Cidadania.
 
Os cães guias serão entregues ainda em 2021. O primeiro já está pronto e chama-se Gael. É um labrador macho. Os outros três serão entregues aos atletas até o fim do ano.
 
Para que o atleta receba um cão, dependerá de vários fatores entre eles: ter boas noções de mobilidadade. Além disso Shirley Albino, diretora geral do IFC Campus Camboriu esclarece que cão e atleta precisam ter uma afinidade incrível. A seleção é feita com no mínimo três candidatos para cada cachorro.
 
O secretário do Esporte, Marcelo Magalhães,  afirma que "nosso papel como gestor do esporte dentro do Governo Federal, é trabalhar para garantir aos atletas as melhores condições para defender o Brasil nos grandes eventos mundiais" e continua: "com os cães-guia, nossos atletas com deficiência visual ganharão confiança para desempenhar suas funções.  É uma forma de incentivá-los ainda mais.
 
 
Márcia Eufrásio
 
Fonte: Governo Federal - Ministério da Cidadania.

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários