Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Esportes com cavalos despertam fascínio entre as pessoas

Publicado em 29/11/2020 Editoria: Esporte Comente!


Foto: Bianca  pexels

Foto: Bianca pexels

O cavalo é um animal companheiro do homem desde o começo da humanidade.

Sua inteligência, beleza, força e docilidade permitiram que o homem adestrassem ele para o trabalho e transporte de pessoas ou cargas. 

O mundo evoluiu e utilizar os cavalos para o transporte de pessoas e cargas diminuiu significativamente.

Hoje em dia eles são utilizados em atividades voltadas ao lazer e ao esporte.

Um dos esportes mais populares é o hipismo, esporte que contempla motagem, adestramento e salto e que chegou a ser incluido na programação dos Jogos Olímpicos. 

Mas, além do hipismo, há outros esportes que envolvem estes animais. Conheça 3 deles:

POLO

O polo é um esporte em que duas equipes se enfrentam com o objetivo de marcar gols contra a equipe adversária. Este esporte lembra o futebol!

Mas o detalhe é que os jogadores estão montados a cavalo, munidos de tacos com os quais golpeiam uma pequena bola de plástico. 

Os tacos são especiais e feitos com cana da índia por ser um material flexível e ao mesmo tempo compacto.

CAVALGADA

Considerada como um esporte mais acessível para todos, a cavalgada consiste no ato do cavaleiro ou amazona montar em um cavalo e realizar um passeio.

Qualquer pessoa pode praticar e não há necessidade de ter um cavalo altamente treinado. O percurso é definido por você.

O mais interessante neste esporte é que você pode sair e apreciar uma bela vista em estradas de chão, fazendas, florestas, etc. É um esporte que promove a interação familiar e é ideal para pessoas que tem um espírito aventureiro e que gosta de explorar lugares novos.

VOLTEIO

Pouquíssimas pessoas conhecem o volteio. Foi um esporte que surgiu durante os tempos de guerra, onde os cavaleiros precisavam subir e descer do cavalo com muita precisão e rapidez.

O volteio é um esporte de técnica e equilíbrio. O volteador (pessoa que monta o cavalo) precisa executar acrobacias em cima do cavalo enquanto ele galopa.

Não existe uma recomendação específica de raças de cavalos para a prática de volteio. Mas é recomendado que os cavalos sejam altos, calmos e fortes.

É preciso que haja muita confiança entre o cavalo e o volteador. Afinal, o cavalo deve ficar tranquilo para evitar movimentos bruscos que possam resultar em acidentes.

Agora que você já conhece alguns esportes, alguns cuidados são importantes para resguardar o bom trato com os animais. Utilizar a espora (que é cortante e machuca o cavalo) é proibido. 

Márcia Eufrásio

 

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários