Vivenciamos um período bastante inusitado com a vinda da COVID-19 pelo mundo. Uma pandemia que mudou nossos hábitos e ficamos isolados dentro de casa por um bom tempo. Academias de ginástica e atividades ao ar livre foram proibidas por um período e as pessoas tiveram que se readaptar a uma nova maneira de viver.
Agora com protocolos de proteção mais brandos pelo país, as pessoas começam a retomar os exercícios físicos de forma segura, porém ainda há necessidade de utilizar o Equipamento de Proteção Individual (EPI), as famosas máscaras, que se tornaram uma peça de vestuário de uso diário e importante para a saúde.
Apesar da flexibilização que está ocorrendo em algumas regiões do país, o momento ainda é de cautela. Porém evitar aglomerações e manter o distanciamento social ainda é uma maneira segura de evitar contaminação.
Outra característica durante a pandemia é que as pessoas reduziram atividades físicas, o aumento do sedentarismo aumentou, e o uso frequente dos eletrônicos contribuíram para esta realidade.
Conheça as novas práticas de atividade física indoor e outdoor:
&9658;Treino Individual
Cumprimentar, abraçar e conversar por um bom tempo era algo comum entre os atletas antes da pandemia. A recomendação para as pessoas que praticam atividade física é acenar, sorrir de longe e manter o distanciamento social evitando aglomerações até encontramos uma vacina eficaz ou um tratamento adequado para o Covid-19.
Uso de máscaras e álcool em gel.
Neste novo cenário é necessário treinar e utilizar a máscara de forma contínua. Lembrando que se você retornou as atividades físicas dentro de academias é importante levar o álcool em gel, limpar equipamentos e fazer a higienização das mãos com frequência.
&9658;Treinos online
Com as novas medidas de segurança, academias e centros esportivos ficaram fechados temporariamente e surgiu uma nova modalidade de treino que são os treinamentos à distância.
Esse novo hábito tem seus benefícios como: evita aglomerações e flexibiliza horários, podendo ser feito a qualquer momento. Porém ainda há necessidade de tomar cuidado na hora de fazer algum movimento para evitar lesões.
&9658;Corridas e caminhadas virtuais
Esse tipo de modalidade era pouco conhecido antes da pandemia pois somente alguns atletas é que se motivavam a percorrer uma distância pré-estabelecida sozinhos.
Atualmente virou uma febre. O atleta se inscreve pelo site, recebe o kit em casa, corre ou caminha a distância escolhida (50km, 100km, 150km, 400km por mês) onde quiser, através de aplicativos apresenta a distância que foi percorrida ao organizador e recebe medalhas e certificados.
Fazer trekking, caminhada ou correr em grupo é algo que motiva a prática da atividade física pois há interação social, mas praticar sozinho faz com que o atleta monte sua própria planilha de treino, requer disciplina e trabalha concentração e foco.
Escolha de horários e locais nas atividades de rua.
Optar por horários adequados ainda é a melhor opção para a prática de atividades ao ar livre. Escolha horários onde você consiga pegar sol e que tenha temperaturas amenas. Evite horários onde há aglomeração de pessoas. Tenha cautela e evite o frio, desta forma você diminui o risco de contrair resfriados.
Márcia Eufrásio
Esportista
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)