Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Preço das passagens dos ônibus intermunicipais aumenta a partir deste domingo

Publicado em 05/07/2018 Editoria: Cotidiano Comente!


Foto: Samantha Sant'Ana

Foto: Samantha Sant'Ana

O valor das tarifas do transporte intermunicipal de passageiros no estado de Santa Catarina sofrerá um reajuste médio de 4,99%, a partir da meia-noite deste domingo (8). A atualização dos valores foi autorizada pelo Conselho de Administração do Departamento de Transportes e Terminais (Deter), na manhã de hoje (5).

As empresas de ônibus pleiteavam a atualização dos valores monetários das tarifas entre 11 e 19%, conforme a característica da operação. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros alegou “a defasagem tarifária e a acentuada queda de passageiros, sobrecarregando sobremaneira o equilíbrio econômico financeiro do contrato”.

No mesmo período a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concedeu o reajuste tarifário interestadual de passageiros no percentual de 10,13%. Isso porque mesmo com a redução temporária de R$ 0,46 no preço final do diesel, ainda foi apurado um aumento de 10,61% no preço do combustível.

De acordo com a nota divulgada pela assessoria de comunicação do Governo de SC, o Conselho da autarquia decidiu conceder um reajuste médio de 4,99% para manter o equilíbrio econômico financeiro do contrato celebrado com as empresas concessionárias e não causar prejuízos ao usuário, e em respeito a modicidade tarifária.

“O Poder Público tem o dever jurídico de proceder os reajustes anuais, sob pena de provocar um desequilíbrio na equação econômica financeira, gerando um prejuízo para o prestador de serviço”, explicou o diretor de transportes do DETER, Amarildo Matos, afirmando que a decisão do conselho de administração foi por autorizar índices 50% inferiores à ANTT, em respeito ao usuário.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários