Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Circuito Mundial de vôlei de praia inicia com vitórias brasileiras em quadra

Publicado em 17/05/2018 Editoria: Itapema Comente!


O Brasil classificou duas duplas à fase de grupos no Circuito Mundial de vôlei de praia 2018 que acontece em Itapema. As vagas vieram após a disputa do classificatório, pré-torneio que aconteceu nesta quarta-feira (16/05), com 19 partidas selecionando oito times em cada naipe. Jogando em sua cidade natal, Josi (SC) conseguiu a vitória ao lado da parceira Lili (ES), enquanto no masculino passaram de fase Ramon Gomes e Fernandão (RJ/ES).

A torcida pode acompanhar todas as partidas com entrada franca na arena montada na Meia Praia, altura da Rua 313. O torneio segue nesta quinta-feira (17/05), com a fase de grupos do masculino e feminino. As finais estão reservadas para domingo (20/06). A definição dos grupos acontece após congresso técnico, ainda nesta quarta, às 18h (de Brasília). 

Josi e Lili se unem aos outros quatro times brasileiros do naipe feminino que já estavam garantidos na fase de grupos pela posição no ranking internacional ou por convite. São eles Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Maria Elisa/Carol Solberg (RJ) e Taiana/Carol Horta (CE). A fase principal do torneio começa nesta quinta (17/05). 

Após o triunfo por 2 sets a 0 (21/16, 21/18), em 36 minutos, sobre as japonesas Ishii  e Murakami, Josi destacou o apoio da torcida, que lotou as arquibancadas e vibrou.

"Estou muito feliz por essa classificação, é ótimo receber esse incentivo, jogar com uma motivação tão especial. O pessoal aqui de Itapema está dando muito apoio, vindo aqui na arena para torcer, gritam nosso nome, comemoram cada ponto. A festa foi linda e é só o primeiro dia, temos mais desafios e espero que possamos seguir fortes", disse Josi. 

"O jogo foi muito bom, as meninas do Japão têm muito volume de jogo, defendem muito bem. Tivemos um pouco de dificuldade de entrar no jogo, e tirar a pressão e ansiedade de ser o primeiro desafio do torneio. Conseguimos dar o nosso melhor e estarmos juntas o tempo todo", analisou Lili após a vaga à fase de grupos. 

No naipe masculino, a vaga presenteou o carioca Ramon Gomes, que nesta quarta completou 26 anos. Ele e o parceiro Fernandão venceram os suíços Simon Hagenbuch e Quentin Metral por 2 sets a 1 (21/19, 13/21, 15/13), em 45 minutos, avançando no torneio. Fernandão avança à fase de grupos pela primeira vez, enquanto está é a segunda participação em etapa internacional do carioca, que celebrou a conquista.

"Não é todo dia que a gente faz aniversário, nem é todo dia que ganhamos um presente destes. Estou muito feliz pela vitória, eu e o Fernando fizemos por merecer. Estou emocionado por conseguir essa vitória no dia do meu aniversário e estar aqui neste torneio que tem uma outra atmosfera. A pressão é maior, muitos países que não conhecemos. Tenho que me adaptar aos adversários durante as partidas, e eu quero mais ainda", destacou. 

A prefeita de Itapema, Nilza Simas, esteve na arena durante toda a manhã acompanhando os primeiros jogos do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2018. Ela conversou com os atletas e com a torcida que lotou as arquibancadas. "O mundo é Itapema! Que alegria ver as quadras lotadas com os moradores, os alunos da Rede Municipal de Ensino, e atletas de 28 países. Este evento vai fomentar a economia local e incentivar ainda mais o esporte", destacou Nilza Simas 

Entenda a competição 

O torneio em Itapema será da categoria quatro estrelas, distribuindo 150 mil dólares aos atletas, com as duplas campeãs nos dois naipes recebendo 20 mil dólares e somando 800 pontos para o ranking, que define os campeões da temporada. As competições do tour são classificadas de uma a cinco com base nos pontos e na premiação que distribuem. O Brasil recebeu em sua história 42 etapas no naipe masculino e 37 etapas no naipe feminino (a maioria realizadas simultaneamente) do Circuito Mundial de vôlei de praia. Esta será a primeira vez que uma cidade da região Sul do país recebe uma etapa do giro internacional. As partidas serão exibidas ao vivo pelo canal SporTV a partir das semifinais, no sábado, e uma das finais contará com exibição da TV Globo no domingo de manhã.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapema com informações da CBV

Comentários