Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Descubra tecnologias que ajudam o meio ambiente

Publicado em 25/04/2018 Editoria: Curiosidades Comente!


Compostagem / Foto: Blog Reval.net

Compostagem / Foto: Blog Reval.net

Quando ouvimos a palavra tecnologia, é comum que logo se pense nos modernos smartphones, em computadores, impressoras 3D e outros avanços do tipo, como as imensas bases de dados e informações. Mas será que tecnologia é apenas isso?

A tecnologia também está presente em outras tantas áreas do conhecimento, da biologia à arqueologia, da medicina à história, e este conceito mais amplo da palavra se refere à aplicação de conhecimentos para a descoberta e aplicação de soluções. Utilizando este princípio, reunimos abaixo quatro tecnologias que são direcionadas para o meio ambiente. Confira!

Aquecedor solar: utilizando placas solares, esse sistema de aquecimento capta a luz do sol para aquecer a água que passa por serpentinas localizadas no interior das estruturas do equipamento. Como o sol é uma energia gratuita e inesgotável, o aquecedor solar não agride o meio ambiente e é econômico, trazendo vantagens para o planeta e para o bolso dos usuários.

Composteiras: as composteiras revolucionaram a forma de tratar o lixo orgânico, que representa mais da metade de todo o lixo produzido no mundo. Na compostagem caseira, cada vez mais crescente em território brasileiro, o material orgânico é depositado em uma composteira, onde há a decomposição natural deste material, que virará um adubo riquíssimo em nutrientes, pronto para ser reutilizado.

Reciclagem energética: a tecnologia de transformação de resíduos em energia térmica ou energia elétrica. Os resíduos que não podem ser reciclados ou reaproveitados são a matéria-prima para a reciclagem energética, substituindo a necessidade de uso de óleos combustíveis, o que reduz a exploração de fontes não renováveis de combustíveis.

Energia eólica: considerada a mais limpa do planeta, a energia eólica não produz nem emite poluentes. Gerada por meio do vento captado por hélices, que por sua vez são ligadas a geradores. Ainda é pouco utilizada no Brasil, mas é bastante presente em países como Alemanha, Dinamarca e Espanha.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários