Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Aprenda a fazer receitas incríveis de Natal e como harmonizar o vinho

Publicado em 22/12/2017 Editoria: Cotidiano Comente!


O Natal, celebrado no dia 25 de dezembro, é uma data em que juntamos as pessoas que amamos. Uma ocasião na qual podemos dar e receber muitos abraços, presentes e saborearmos pratos deliciosos. Claro, organizar o lar com enfeites típicos e deixá-la bem aconchegante é essencial para brindarmos, conversarmos sobre os acontecimentos do ano e também parabenizar as conquistas de cada um.

Depois de convidar as pessoas mais importantes e definir o que cada um vai trazer, é hora de caprichar nos preparativos. Você pode complementar a ceia com a Lasanha de Pernil ao Molho Rosé. A carne de porco tem um sabor delicado e o molho rosé, temperado com o cravo em pó, dá um toque aromático e adocicado a esta deliciosa lasanha. Para harmonizar com vinho, a indicação da marca é um vinho tinto seco, leve e frutado, como os deliciosos tintos produzidos no Vale dos Vinhedos com a uva Merlot.

Os vinhos do Vale dos Vinhedos são reconhecidos internacionalmente por sua qualidade e frescor. A região tem tanta importância para a viticultura do País que recentemente conquistou a primeira Denominação de Origem (norma que estabelece toda a produção de uvas e o processamento da bebida) brasileira. Tal qual as massas, os vinhos produzidos ali representam o legado deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região no fim do século XIX.

A sugestão de sobremesa da marca é Cheesecake de Figo com Palitos de Chocolate. Esta receita fica perfeita com um vinho doce fortificado, como o famoso Vinho do Porto. As uvas do vinho do Porto são produzidas e vinificadas na região do Douro, em Portugal, e a bebida envelhece em pipas de madeira nas caves de Vila Nova de Gaia, na cidade do Porto. Durante o processo de vinificação, é adicionado aguardente de uvas à bebida, resultando em um néctar doce e bastante alcoólico, com aromas de frutas secas e sabor de passas e figos. 

Ah! A apresentação dos pratos é muito importante. Essa parte mostra sua delicadeza e amor em realizar a confraternização. 

Veja algumas dicas para sua mesa ficar um charme:

- Além dos enfeites típicos natalinos decorando a sua sala, misturar louças de vários tipos é uma tendência nas mesas mais charmosas. Sabe aqueles pratos que foram da sua avó, com aspecto retrô? Vão ficar lindos alternados com a louça branca que você usa no dia a dia; 

- O mesmo vale para os copos e taças. Não tenha medo de ousar e utilizar de vários tipos, criando um contraste de cores e formas em sua mesa;

- Nenhuma mesa fica completa sem um lindo arranjo de flores frescas! Você não precisa comprar caríssimas rosas colombianas. Basta escolher flores do campo, astromélias, mini margaridas ou os temperos frescos que você tem na cozinha. O ideal é distribuir dois ou três vasos pequenos na mesa, com no máximo 25 centímetros de altura, para não atrapalhar a visão dos convidados;

- Você também pode escolher algumas frutas da estação como uva, abacaxi, ameixa, laranja e cereja, colocar em um jarro de vidro fundo e fazer um belo arranjo;

 - Velas sempre dão um ar cenográfico a qualquer ambiente. Mas o melhor é que não sejam perfumadas, para não interferir no delicioso aroma dos quitutes que você vai servir.

Agora se você quiser ainda dar um mimo cheio de afeto para o pessoal, pegue biscoitos, compre confeitos comestíveis de Natal e decore com pasta americana. Você encontra com facilidade esses itens em lojas de festas já com a seringa ou saco de confeitar. Coloque cada biscoitinho em saquinhos plásticos para embalar, dê um laço e acomode em uma latinha de aço.  

Prepare tudo com o coração para atrair boas vibrações e continuar tendo dias de felicidades. Veja as receitas completas abaixo.

 

Como fazer Lasanha de Pernil ao Molho Rosé

Ingredientes

Pernil (marinada)

6 tomates maduros

1 folha de louro

3 dentes de alho

2 cebolas médias

1 xícara (chá) de vinho branco seco

2 colheres (sopa) de sal

2,5 kg de pernil suíno sem osso

¼ xícara (chá) de azeite

 

Molho rosé

5 kg de tomate maduro

2 folhas de louro

6 dentes de alho

4 cebolas grandes

sal a gosto

1 colher (chá) de cravo em pó

½ xícara (chá) de azeite

500 ml de creme de leite fresco

Para montar a lasanha

2 embalagens de Lasanha Festonada (1 kg)

500 g de queijo provolone ralado grosso
 

Modo de Preparo

Pernil

- No liquidificador bata os tomates com o louro, o alho, a cebola, o vinho e o sal. Acomode o pernil em uma tigela grande, faça alguns furos na carne e despeje a marinada. Cubra com filme-plástico e leve à geladeira por no mínimo 6 horas, virando-o por 2 ou 3 vezes para que o tempero fique em contato com todos os lados.

- Em uma panela de pressão grande, aqueça o azeite e doure o pernil. Junte a marinada, cubra com água quente e cozinhe por cerca de 40 minutos após abrir pressão. Desligue o fogo, espere até que toda a pressão tenha saído, abra a panela e veja se a carne está macia.  Deixe esfriar e desfie em lascas grandes. Reserve.

Molho

- Bata todos os ingredientes do molho no liquidificador, exceto o azeite e o creme de leite. Em uma panela grande aqueça o azeite, despeje o molho e cozinhe em fogo médio por 20 minutos ou até engrossar levemente. Junte o creme de leite, misture e reserve.

Monte a lasanha: em uma assadeira grande (27 X 42 x 7 cm de altura) espalhe um pouco do molho rosé. Intercale camadas de massa, molho rosé, pernil e provolone ralado, sendo a última camada de provolone. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 40 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe por 10 minutos no forno para gratinar.

Dica: aproveite sobras de pernil assado para preparar essa receita! Basta preparar o molho e montar a lasanha.

Rendimento: 20 porções
Tempo de Preparo: 1 hora
 

Como fazer Cheesecake de Figo com Palitos

Ingredientes 

Para a calda

8 figos roxos frescos, com casca e bem limpos (400 g)

1 ½ xícara (chá) de açúcar mascavo

¾ xícara (chá) de vinho do Porto

½ xícara (chá) de nozes quebradas grosseiramente
 

Para a base

3 embalagens de Palitos (210 g)

3 colheres (sopa) de manteiga


Para o recheio

3 embalagens de cream-cheese (450g)

4 ovos grandes

¾ xícara (chá) de açúcar
 

Para decorar

½ xícara (chá) de mel

3 ½ embalagens de Palitos Isabela (245g)
 

Modo de Preparo

Prepare a calda: com a ponta de uma faca pequena retire o miolo (extremidade aberta) dos figos e corte-os em 4 partes.

Em uma panela coloque o açúcar mascavo com o vinho do Porto. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por 1 minuto. Junte os figos e cozinhe em fogo baixo por cerca de 5 minutos para que amoleçam um pouco e fiquem bem brilhantes. Deixe esfriar e mantenha em geladeira até o momento de servir.

Prepare a base: triture os palitos até formar uma farofa e coloque em uma tigela. Junte a manteiga e amasse com as mãos para obter uma massa granulosa. Com essa massa forre o fundo de uma forma redonda (22 cm de diâmetro) de fundo falso. Reserve em geladeira.

Prepare o recheio: na tigela da batedeira coloque o cream-cheese, os ovos, o açúcar e bata em velocidade média por 20 minutos. Despeje sobre a base e leve ao forno médio (180° C), preaquecido, por cerca de 50 minutos ou até que as bordas estejam levemente douradas, com o centro ainda um pouco cremoso.  Deixe esfriar, desenforme e mantenha em geladeira. 

Decore o cheesecake: com um pincel espalhe o mel em toda a volta do cheesecake, bem rente à base, e "grude" os palitos, lado a lado. Finalize com uma fita e laço. Misture as nozes na calda e distribua sobre a superfície do cheesecake. Deixe em geladeira até o momento de servir. 

Dica: Se preferir você pode substituir os figos por morangos frescos.

Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 1 hora

 

› FONTE: Marca de massas - Isabela (www.isabela.com.br)

Comentários