Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Apresentação sobre mudanças no transporte público é realizada em Biguaçu

Publicado em 24/08/2017 Editoria: Trânsito Comente!


Foto: Governo de SC

Foto: Governo de SC

O projeto sobre a reestruturação do transporte público metropolitano da Grande Florianópolis foi apresentado na noite dessa quarta-feira (23), no município de Biguaçu.

A exposição foi realizada pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), em parceria com o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC. Moradores, gestores públicos, empresários e representantes de entidades de classe lotaram o auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

“A proposta é no sentido de unificar o número de linhas dando racionalidade ao sistema, eliminando sobreposições de linhas concorrentes, buscando sempre uma tarifa mais adequada para toda a população, visando o fortalecimento dos municípios do continente da região metropolitana”, destacou o superintendente de desenvolvimento da região metropolitana da Grande Florianópolis Cassio Taniguchi.

Segundo o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC, 80% dos deslocamentos de ônibus de Biguaçu, Governador Celso Ramos e Antônio Carlos ocorrem para fora da região, sendo São José e Florianópolis os principais destinos. Um dos motivos para tal situação é a falta de opções de linhas de ônibus dentro das cidades e a inexistência de conectividade da rede de transporte coletivo entre os municípios da região metropolitana. Caso o passageiro queira ir até o Kobrasol, em São José, ele precisa se deslocar a Florianópolis para pegar outro ônibus intermunicipal.

"A ideia principal é fazer com que o município possa ter rotas dentro do próprio município, principalmente para pessoas que moram em áreas mais elevadas, como o morro da Bela Vista, da Boa Vista, da Saudade, do Prado; são linhas têm que atender esses bairros mais difíceis de acesso, isso foi uma preocupação da prefeitura. Desde que eu me conheço por gente eu ouço, é mais fácil ir a Florianópolis do que no Jardim Janaína, no Bom Viver e o comércio dessas áreas perde muito. Esse projeto é uma contribuição para fortalecer nossa cidade internamente e externamente com a Grande Florianópolis", disse o prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger.

A Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano prevê, em Biguaçu, 23 novas linhas de ônibus: Estiva, Sorocaba/Timbé, Saudades, Três Riachos, Vendaval, Hospital, Rússia, Morro do Ivo, Morro do Bela Vista, Morro do Boa Vista, Boa Vista, Saveiro, Fundos, Circular Fundos, Praia João Rosa, Jardim Janaína Circular, Bom Viver, Centro de Biguaçu – Barreiros, Estação Biguaçu – Antônio Carlos, Estação Biguaçu – Estação Palhoça, Estação Biguaçu – Kobrasol, Estação Biguaçu – Governador Celso Ramos, Estação Biguaçu - TICEN via Estreito e Estação Biguaçu – TICEN via BR-282. Além disso, haverá mais horários de ônibus no decorrer do dia.

Terminal em Janaína

A proposta da Suderf é construir um terminal de ônibus no bairro Janaína para fazer a integração de algumas linhas em terreno da prefeitura. Há um estudo preliminar realizado em parceria com a UFSC, com dimensionamento do número de passageiros e de ônibus que vão utilizar o terminal.

As apresentações públicas da Nova Rede de Transporte Coletivo Metropolitano devem ocorrer em todos os municípios da Grande Florianópolis que fazem parte do sistema: Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, São José, São Pedro de Alcântara e Santo Amaro da Imperatriz.

As próximas audiências serão realizadas em Águas Mornas (24/08) e São José (31/08). Já as prefeituras de Governador Celso Ramos e Palhoça ainda não definiram as datas.

Acompanhe a discussão também pelas páginas em redes sociais:

Suderf

https://www.facebook.com/suderf/


Observatório da Mobilidade

https://www.facebook.com/observatoriodamobilidade/

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários