Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Definidas as datas das apresentações aos muncípios sobre reestruturação do transporte público

Publicado em 03/08/2017 Editoria: Trânsito Comente!


As datas iniciais das apresentações públicas da reestruturação do transporte público metropolitano na Grande Florianópolis já estão definidas. O primeiro evento ocorrerá em São Pedro de Alcântara, na Câmara de Vereadores, em 15 de agosto.

A decisão ocorreu ontem, quarta-feira (2), durante reunião do Comitê de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Coderf), na sede da Granfpolis.

O objetivo das apresentações é promover o diálogo e participação social no processo de elaboração do sistema integrado de transporte público coletivo da região metropolitana de Florianópolis, que abrangerá os territórios dos municípios de Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara.

O projeto de reestruturação do transporte público coletivo da Grande Florianópolis é iniciativa conjunta do Poder Executivo Estadual, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) e dos poderes executivos dos municípios participantes do sistema, com apoio técnico do Observatório da Mobilidade Urbana da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“A expectativa da Suderf é que a gente tenha uma participação boa da população para que possamos aprimorar o projeto de transporte público metropolitano que está sendo construído. Além disso, fazer contato mais próximo com os municípios para que, cada vez mais, os municípios se integrem a favor da região metropolitana”, ressaltou o diretor técnico da Suderf Celio Sztolt.

A proposta de reestruturação do transporte pretende racionalizar o sistema que hoje conta com superposição de linhas municipais com intermunicipais, melhorar a oferta de ônibus e a qualidade de serviço, oferecer mais conectividade entre os municípios da região continental, ter modicidade tarifária e segurança contratual às partes, pelo estabelecimento de contrato de concessão até então em condições precárias.

Participaram da reunião do Coderf representantes da Suderf, Granfpolis, Fetrancesc e das prefeituras de São José, Biguaçu, Antônio Carlos, Águas Mornas e São Pedro de Alcântara.

Apresentações públicas:

15/8 - São Pedro de Alcântara
16/8 - Antônio Carlos
17/8 - Governador Celso Ramos
22/8 - Santo Amaro da Imperatriz
23/8 – Biguaçu
24/8 – Águas Mornas

As datas das apresentações nos municípios de São José e Palhoça aguardam confirmação das prefeituras para serem divulgadas.

Etapas da reestruturação do sistema de transporte metropolitano

1 - Apresentações públicas nos municípios (proposta de reestruturação do transporte público intermunicipal na região da Grande Florianópolis)
2 - Audiência pública inicial (apresentação do edital de licitação para criação do sistema de transporte metropolitano)
3 - Consulta pública
4 - Avaliação técnica (período de avaliação do edital pela sociedade)
5 - Audiência pública final (apresentação do edital com as contribuições recebidas e debate)
6 - Adequação do edital de licitação
7 - Edital para TCE (TCE avalia o edital)
8 - Publicação do edital de concorrência pública

Reajuste

Desde o dia 23 de julho, as passagens do transporte intermunicipal tiveram aumento de 7,23%. Para as linhas rodoviárias intermunicipais, o reajuste foi de 6,94% (Piso 1) e 6,84% (piso 2). A operação foi autorizada pelo Departamento de Transportes e Terminais (DETER).

Desafios

O transporte público coletivo é apontado pelo Plamus como prioridade para melhorar a mobilidade urbana. Fica óbvio para quem se locomove todos os dias na Grande Florianópolis que a quantidade de carros e motocicletas cresceu exponencialmente nos últimos anos.

Os problemas da mobilidade urbana podem ser observados na falta de infraestrutura de calçadas e estradas, na ausência de sinalização adequada, na perda de tempo e estresse no trânsito, assim como nos acidentes e mortes. O tema também atinge diretamente a área da saúde.

De acordo com o relatório da Rede Vida no Trânsito, o número de mortes na capital catarinense aumentou 56,6% em 2014 com relação ao ano anterior, o que elevou a taxa de mortalidade de 11,7 para 18 óbitos a cada 100 mil habitantes. O documento ainda faz uma estimativa, se considerarmos que para cada morte, até 50 pessoas ficam feridas, aproximadamente 4.150 pessoas morreram em 2014 devido à violência no trânsito em Florianópolis.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br) com informações da assessoria de comunicação do Governo de SC

Comentários