Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis terá internet gratuita no Ticen a partir desta quinta-feira (11)

Publicado em 10/08/2016 Editoria: Cotidiano Comente!


Foto/Marco Santiago

Foto/Marco Santiago

Sinal será liberado nos demais cinco terminais gradualmente

O Consórcio Fênix oferece mais um serviço aos usuários do transporte coletivo de Florianópolis: a partir desta quinta-feira (11) estará liberado o sinal de internet sem fio (wireless) gratuito no Ticen, no centro da cidade – que será gradualmente estendido aos cinco demais terminais – com a rede fenixconecta. "O projeto permite acesso gratuito à internet para cerca de 140 mil clientes que utilizam diariamente o transporte coletivo da capital catarinense", resume Rodolfo Guidi, coordenador técnico do Consórcio Fênix.

A navegação na internet utilizando plataformas móveis, principalmente os smartphones, está crescendo exponencialmente no Brasil: o número destes aparelhos em nosso mercado já ultrapassou os 168 milhões, segundo 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), em abril último. "É uma tendência irreversível e será de extrema utilidade para os nossos usuários, especialmente no acesso a informação do futuro sistema de ajuda à operação (SAO), contendo horários previstos, mapas, itinerários e diversas outras informações de funcionamento do sistema", observa Guidi.

"A internet sem fio gratuita é um passo importante na implantação de um sistema de inteligência para os passageiros", explica o coordenador. "O Consórcio, ao longo de seus primeiros anos de operação buscou disponibilizar ao usuário informações relevantes sobre a operação, o contrato de concessão, direitos e deveres - provendo uma transparência exemplar. Agora, amplia a possibilidade de acesso a estas informações a todos os usuários, de forma gratuita e de qualidade", ressalta.

Confira as questões mais importantes envolvendo o acesso à rede fenixconecta nos terminais de integração:

Como posso ter acesso à rede?

R.: O acesso é muito simples:

- Identifique e selecione a rede fenixconecta no seu aparelho (smartphone, tablet ou computador).

- Será preciso preencher um cadastro com o seu CPF, além da criação de um login de acesso e senha. É necessário um e-mail válido para realizar o cadastro. Daí em diante, em cada novo acesso, a rede solicitará apenas o login (e-mail) e senha.

- Ao se cadastrar, um e-mail de ativação será enviado para o endereço informado, e o cliente tem 48 horas para validar o mesmo. Durante estas 48 horas, o acesso a rede é liberado para navegação normalmente.

- Caso em 48 horas você não realize a confirmação, o cadastro será cancelado e será necessário reiniciar o processo.

- É necessário estar em um dos terminais e conectar-se à rede "fenixconecta" para realizar o cadastro. A conexão não pode ser realizada através de outras redes ou mesmo pelo site do Consórcio.

- É importante ressaltar que o aparelho do cliente deve estar com o compartilhamento de conexão desabilitado. Esta é aquela opção que você liga para usar a navegação do seu 3G de celular em seu notebook, por exemplo. Caso a mesma esteja habilitada, os sistemas de segurança do fenixconecta podem impedir o seu aparelho temporariamente de utilizar a rede do terminal.

Todo cliente do sistema pode usar o fenixconecta?

R.: Inicialmente sim, bastando o usuário ter um dispositivo compatível com o sistema wifi e realizar o seu cadastro no sistema. Porém, em 60 dias, o sistema vai solicitar um número de cartão Passe Rápido para validação. Caso este não seja informado, a navegação será bloqueada até regularização. É necessário informar um número válido de cartão, que tenha sido usado pelo menos uma vez nos últimos 40 dias (seja para recarga, seja para passagem). O número a ser informado é o código pequeno que aparece no rodapé dos cartões (pode variar de 8 a 10 dígitos).

O Consórcio optou por esta solução para permitir ao cliente que providencie seu cartão passe rápido caso ainda não o possua. Aproveite esta novidade e conheça os benefícios de pagar em cartão eletrônico e ainda usufruir de uma internet gratuita de alta velocidade.

Porque preciso me cadastrar com o CPF?

R.: Essa é uma exigência legal, prevista no Marco Civil da Internet, para identificar os usuários da rede fenixconecta. Sem o CPF não será possível realizar o cadastro e, consequentemente, a navegação, conforme determina a lei.

Posso utilizar minha conta em mais de um aparelho?

R.: Sim. A navegação é controlada por login e senha pessoal, o que possibilita a navegação em mais de um aparelho, seja smartphone, tablet ou computador. Porém, caso o usuário use seu login e senha em um aparelho que não de sua propriedade, passa a ser responsável pela navegação do terceiro. É importante ressaltar que dois aparelhos diferentes não podem usar o mesmo login simultaneamente.

Qual será o procedimento para turistas estrangeiros?

R.: O Consórcio Fênix está estudando como fazer o cadastro de turistas estrangeiros de forma a garantir o cumprimento do Marco Civil da Internet.

Quanto tempo terei de internet gratuita?

R.: Cada usuário tem o direito a usar o serviço 1 (uma) hora por dia para cada terminal do sistema integrado, não cumulativo. Ou seja, se eu passo por dois terminais, o tempo de conexão restante do terminal anterior não se transfere para o próximo. Este tempo de 1 hora é baseado no limite máximo médio para conexão dos veículos em terminais de integração.  O tempo começa a contar do momento de login do cliente na rede com seu e-mail e senha, em cada terminal.

Qual a velocidade de conexão disponível na rede fenixconecta?

R.: Disponibilizamos uma rede de fibra ótica conectando todos os terminais, dedicada sob demanda. Isso permitirá o acesso a uma ampla oferta de conteúdo informativo, restringindo apenas os downloads de materiais mais pesados, como filmes ou aplicativos específicos.

Quando teremos internet em todos os terminais?

R.: O acesso à internet pela rede fenixconecta estará disponível em todos os terminais até o fim de 2016. A disponibilidade de sinal em cada terminal será divulgada pelo Consórcio Fênix conforme implantação.

› FONTE: PalavraCom

Comentários