Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Semáforos terão sincronização para dias de sol e chuva

Publicado em 02/03/2016 Editoria: Trânsito Comente!


Sistema será programado para mudar o plano de sincronização dependendo do clima

Com o novo sistema de semáforos da Capital que deverá estar em pleno funcionamento até o final de abril,  agentes de trânsito poderão, com apenas um clique, mudar o plano de sincronização de acordo com a previsão do tempo.

Na Capital, o gerente de trânsito Leandro Marques, já programou dois planos de vias que levam em conta as características particulares do trânsito em Florianópolis. Um é especial para os dias de chuva, principalmente no verão, quando muitas pessoas se dirigem aos shoppings da cidade.

"Vamos deixar um plano de sincronização pronto para estas situações, diminuindo ou aumentando o tempo do semáforo em ruas que levam aos shoppings" conta.

O mesmo será feito para dias de céu claro e finais de semana, quando as pessoas se dirigem mais às praias do que ao Centro, por exemplo. "Neste caso, as vias que dão acesso às praias terão maior fluidez", explica.

Entenda como irá funcionar

- A empresa especializada em tecnologia que venceu a licitação, a Dataprom, irá instalar 134 sistemas de controle de trânsito, espalhados em áreas estratégicas da cidade. O mesmo utilizado em grandes metrópoles, como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

- Estes sistemas ficam dentro de caixas no solo e não são percebidos pelos motoristas. Elas funcionam como CPU´s de computadores, onde softwares de última geração irão controlar 630 semáforos da cidade.

- Em uma sala, na rua Deodoro, ficará a central de monitoramento. Lá, seis telas em LED (chamadas tecnicamente de videowall – pois possuem tecnologia superior às de televisão) irão funcionar como "telas de computador", das 134 "CPU´s" espalhadas pela cidade.

- Nas telas, estarão todos os 630 semáforos da cidade, enviando informações em tempo real sobre o trânsito, dia e noite. Com apenas um clique, os agentes de trânsito poderão alterar a sincronia de um semáforo, fazendo o trânsito fluir na direção que for necessário.

- Os motoristas que estiverem em congestionamentos (em vias municipais) poderão interagir com os agentes pelo número 153 da Guarda Municipal – relatando problemas ou filas fora do comum

O que este software pode fazer

- monitora o fluxo da via;

- determina planos específicos de acionamento para horários determinados;

- estabelece pedidos de mudança de planos de via;

- como a mudança é em tempo real, o maior benefício é a fluidez no trânsito, evitando congestionamentos.

Custo e cronograma de instalação

Investimento: R$ 5,5 milhões

Início da instalação: janeiro de 2016

Término: abril de 2016

› FONTE: Comunicação PMF

Comentários