Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Novo sistema de semáforos chega ao Santa Mônica

Publicado em 29/02/2016 Editoria: Trânsito Comente!


Equipes trabalham para deixar toda a cidade informatizada

Mais um bairro da Capital irá iniciar a semana com um novo sistema de semáforos. Equipes que trabalham na implantação do Centro de Operações de Segurança e de Trânsito irão passar esta segunda-feira (29) no bairro Santa Mônica, região central de Florianópolis. Esta é a primeira troca do sistema dos últimos 14 anos.

Quem passa pelo local pode não perceber a alteração, já que, em muitos casos, ela não ocorre no semáforo em si, mas na sua caixa de controle, localizada no solo. E é este equipamento que dá o tom do trânsito, ou seja, quantos segundos ficarão acessas as cores amarelo, verde e vermelho.

O trabalho de alteração do sistema começou em janeiro e envolve a instalação de 134 novos sistemas de controle – o que compreende 630 semáforos distribuídos em toda a cidade.

A inauguração do novo sistema, que terá central de monitoramento equipada com seis telas de LED e uma equipe de 24 pessoas, está prevista para o final de abril. "É a primeira vez na história da cidade que se pensa num controle de tráfego adequado à complexidade de nosso sistema viário", disse o prefeito Cesar Souza Junior.

Entenda como irá funcionar

- A empresa especializada em tecnologia que venceu a licitação, a Dataprom, irá instalar 134 sistemas de controle de trânsito, espalhados em áreas estratégicas da cidade. O mesmo utilizado em grandes metrópoles, como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

- Estes sistemas ficam dentro de caixas no solo e não são percebidos pelos motoristas. Elas funcionam como CPU´s de computadores, onde softwares de última geração irão controlar 630 semáforos da cidade (o único visível ao motorista, que são as três lâmpadas nas cores verde, amarelo e vermelho).

- Em uma sala, na Rua Deodoro, 1ºandar, irá ficar a central de monitoramento. Lá quatro telas em LCD (chamadas tecnicamente de videowall – pois possuem tecnologia superior às de televisão), irão funcionar como "telas de computador", das 134 "CPU´s" espalhadas pela cidade.

- Nas telas, estarão todos os 630 semáforos da cidade enviando informações em tempo real sobre o trânsito, 24 horas por dia. Com apenas um clique, os agentes de trânsito poderão alterar a sincronia de um semáforo, fazendo o trânsito fluir naquela região.

- Os motoristas que estiverem em congestionamento (em vias municipais) poderão interagir com os agentes pelo número 153 da Guarda Municipal – relatando problemas ou filas fora do comum.

O que este software pode fazer

- monitora o fluxo da via;

- determina planos específicos de acionamento para horários determinados;

- estabelece pedidos de mudança de planos de via;

- como a mudança é tempo real, o maior benefício é a fluidez no trânsito evitando congestionamentos.

Custo e cronograma de instalação

Investimento: R$5,5 milhões

Início da instalação: janeiro de 2016

Término: abril de 2016

› FONTE: Comunicação PMF

Comentários