Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Apoio ao transporte começa a operar em maio

Publicado em 02/02/2016 Editoria: Trânsito Comente!


Foto: Divulgação/Luiz Gustavo Silva de Freitas

Foto: Divulgação/Luiz Gustavo Silva de Freitas

Os usuários do transporte coletivo de Florianópolis passarão a ter total interação e conforto no uso da estrutura, mudando completamente a maneira de utilizar ônibus na cidade, quando entrar em funcionamento, em maio, o eficiente e tecnológico Sistema de Apoio à Operação (SAO). A sede do sistema está em fase de construção, no bairro de Capoeiras (região continental). O terreno foi doado pelo município e os R$ 35 milhões que estão sendo investidos estavam previstos no edital de licitações, vencido pelo Consórcio Fênix, em 2014. Após os 20 anos de concessão, todo o complexo será revertido para a cidade.

Para o secretário de Mobilidade Urbana, Vinicius Cofferri, esta era uma demanda antiga. "Na elaboração do edital, percebemos as deficiências nas informações necessárias ao planejamento da operação e principalmente aos usuários. Por isso, o sistema é uma revolução na qualidade e confiabilidade das informações prestadas e principalmente para tomadas de decisões rápidas e acertadas", informou Cofferri.

Com a implantação, a Secretaria de Mobilidade Urbana poderá fazer o gerenciamento e a programação das viagens em tempo real. A partir desse gerenciamento, por exemplo, será possível acrescentar um veículo extra ao sistema, quando houver superlotação do quadro disponível.

O maior impacto ao usuário será quanto à informação, uma vez que, por meio de aplicativos, o passageiro poderá saber onde está o veículo e em quanto tempo chega ao ponto. A mesma tecnologia estará disponível nos terminais, por meio de painéis. Outra melhoria será o aviso sonoro quanto aos pontos de parada, que ajudará principalmente aos usuários com deficiência visual.

Informação ao usuário

Com o sistema, os terminais terão acesso à internet, garantindo aos usuários do sistema conexão com as bases de consulta disponíveis. Já os passageiros do serviço executivo, os "amarelinhos", poderão utilizar a rede wi-fi dentro dos veículos. Aos usuários, será possível ainda planejar o deslocamento, permitindo o traçado de rotas, entre origem e destino, incluindo os deslocamentos necessários a pé, localização dos pontos, linhas e transbordos necessários na viagem. Toda essa tecnologia irá garantir conforto e comodidade aos moradores e turistas.

Para o prefeito Cesar Souza Junior, a eficiência será o ponto mais importante do processo. "Quando estudávamos o novo projeto para o transporte de Florianópolis, percebemos a necessidade de investimentos em tecnologias, para que se transformasse a forma como se pensa e se utiliza o sistema. O SAO é a melhor resposta para a eficiência na prestação do serviço", garantiu o prefeito.

Mais informações, Aline Andrade (Secretaria de Mobilidade Urbana): 3251-6941 e 8414-9884

› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação de Florianópolis

Comentários