Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cinco planetas vão se alinhar no céu até fevereiro - saiba como enxergá-los

Publicado em 21/01/2016 Editoria: Curiosidades Comente!


Foto tirada perto do observatório de La Silla mostra Júpiter (acima), Vênus (abaixo e à esquerda) e Mercúrio (abaixo e à direita). Foto: Creative Common/y. Beletski)

Foto tirada perto do observatório de La Silla mostra Júpiter (acima), Vênus (abaixo e à esquerda) e Mercúrio (abaixo e à direita). Foto: Creative Common/y. Beletski)

O melhor horário para observação é pouco depois do pôr-do-sol

A partir desta semana, os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderão ser vistos claramente no céu. Este raro alinhamento aconteceu pela última vez em 2005 e poderá ser visto até o início do mês de fevereiro. No Hemisfério Sul, quem quiser observar os cinco planetas precisa olhar para o norte.

De acordo com Robert Massey, diretor-executivo da Real Sociedade Astronômica (Royal Astronomical Society), Vênus, Saturno e Júpiter serão vistos facilmente e Marte se destacará pelo brilho vermelho, mas Mercúrio exigirá um pouco mais de esforço. Quem quiser ver o menor planeta do Sistema Solar precisará de um par de binóculos e de uma carta celeste. O melhor horário para a observação será pouco depois do pôr-do-sol.

Massey ainda disse que, devido ao alinhamento dos planetas, cada lugar do mundo poderá ter uma visão diferente, deixando de ver um ou outro planeta.

Um evento como esse só deve se repetir em meados de agosto, quando os cinco planetas voltarão a ficar alinhados, do outro lado do Sol. Depois deste, somente em 2018 será possível ver Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno nessas posições.

› FONTE: Galileu

Comentários