Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Santa Catarina poderá produzir fertilizantes a partir do carvão

Publicado em 05/05/2014 Editoria: Geral Comente!


Um Memorando de Entendimento foi assinado nesta sexta-feira, 2, pelo Governo de Santa Catarina e a TransGas, empresa promotora da "Reunião Estados Unidos - Brasil sobre Alternativas Energéticas: Apoiando Indústrias e Empregos", realizada nesta quinta e sexta em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O Memorando foi assinado pelo vice-governador Eduardo Pinho Moreira, o secretário de Fazenda Antonio Gavazzoni, o senador Luiz Henrique e o presidente e diretor Executivo da TransGas, Adam Victor. O vice-governador saiu bastante entusiasmado com a possibilidade de trazer a tecnologia do processamento do carvão para o Estado.

“Eu, o secretário Gavazzoni e o técnico da Fazenda, Renato Lacerda, assumimos agora a missão de desenvolver as negociações para que Santa Catarina receba os investimentos do setor. Estamos falando de valores que podem chegar a R$ 2,7 bilhões e representam soluções para duas grandes demandas nacionais: gás e fertilizantes”.

O documento assinado representa um compromisso formal de prosseguimento e efetivação das negociações discutidas na Reunião. Uma das principais iniciativas é a implantação em Santa Catarina de uma planta para produção de fertilizantes (ureia e amônia) a partir do carvão.

Já existe um projeto de engenharia iniciado. Para o futuro, a ideia é produzir também gás a partir do carvão. "Nossa participação foi intensa e importante para a definição do investimento. Nós temos as reservas e eles dominam a tecnologia, temos todos os ingredientes para uma parceria de sucesso", avaliou o secretário Gavazzoni.

O evento reuniu os parceiros tecnológicos da TransGas, que são responsáveis pela construção e execução dos projetos do conglomerado, incluindo: ThyssenKrupp Industrial Solutions (Alemanha); ACS Industrial (Espanha); Grupo Linde (Alemanha); The Pike Company (EUA). A Cônsul-Geral do Brasil em Nova York, Embaixadora Ana Lucy Cabral Petersen, também participou do evento Estados Unidos-Brasil.

ONU

À tarde a comitiva catarinense participou de uma reunião na Organização das Nações Unidas (ONU) com o embaixador brasileiro Antônio Patriota. Santa Catarina chamou a atenção da ONU pelo melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil.

O senador Luiz Henrique falou do modelo de gestão descentralizada do Estado, o Pacto por SC e a desburocratização. Destacou ainda o governo online desenvolvido pelo Sistema de Administração Tributária da Secretaria da Fazenda e as políticas de atração de investimentos.

O secretário Gavazzoni foi questionado sobre a arrecadação de Santa Catarina, que cresce acima da média nacional, e falou sobre a especialização do Fisco catarinense, que orienta antes de punir. Citou ainda o aumento da formalização e a informatização do Governo do Estado.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários