Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

O Desafio Solar Brasil.

Publicado em 19/09/2020 Editoria: Automotor Comente!


Acervo pessoal do autor.

Acervo pessoal do autor.

O Desafio Solar Brasil, que acontece anualmente desde 2009, é uma rali de barcos movidos a energia solar que une equipes universitárias de todo o Brasil a fim popularizar as fontes alternativas de energia e meios de transporte, por meio de intercâmbio de conhecimentos entre estudantes e pesquisadores universitários.

Já foi realizada em algumas cidades do litoral do Rio de Janeiro (Angra dos Reis, Paraty e Búzios) e de Santa Catarina (Florianópolis e São Francisco do Sul). Durante os primeiros seis dias de competição acontecem provas longas e curtas, desafiando as equipes principalmente no gerenciamento de energia, equilibrando o consumo do motor com a geração dos painéis solares que são influenciados principalmente por correntes marítimas e pelo tempo no local, dias nublados são um terror.

No sétimo dia ocorrem as provas de maior intensidade: o Sprint, muito semelhante aos 100 metros rasos do atletismo, no qual os barcos percorrem uma milha náutica (1852 m) no menor tempo possível, e o Slalom, que desafia as equipes na manobrabilidade das embarcações, trata-se de uma prova na qual as embarcações têm de passar através de uma série de bóias, dispostas num traçado que comporta curvas e arcos estreitos.

Durante esses sete dias também ocorrem palestras sobre navegabilidade, tecnologias náuticas e energias renováveis, fomentando a discussão e o intercâmbio de conhecimento entre os próprios competidores, que vindos de inúmeros locais do país tem muito a agregar a comunidade. Uma das equipes que representam o estado de Santa Catarina na competição é a Vento Sul - Barco Solar UFSC. Sediada no campus da UFSC na Trindade e tendo participado de todas as 11 edições do evento, a equipe soma 7 primeiros lugares na classe Catamarã e 7 primeiros lugares na classe Livre.

 

André Pereira Bueno

Engenheiro

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários