Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Quais fatores devem ser levados em conta na hora de comprar um imóvel em Florianópolis?

Publicado em 29/11/2019 Editoria: Geral Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Confira nossas dicas para encontrar um imóvel que seja a sua cara, sem se arrepender depois!

Florianópolis é uma das cidades mais atrativas, do estado de Santa Catarina, e também do País. É conhecida como por muitos como a Ilha da Magia, por possuir um encanto e uma natureza exuberante, que proporciona ótimas imagens. Tem uma combinação perfeita de alta qualidade de vida, com ótimas opções de entretenimento, com restaurantes, baladas que deixam a vida noturna da cidade bem movimentada, tem uma estrutura de ponta com imóveis de alto padrão e praias belíssimas, que desperta o interesse de várias pessoas, seja tanto para passar férias, quanto para morar ou realizar investimentos.

E segundo as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019 a cidade possui 500.973 habitantes. Como outras grandes capitais do Brasil, como por exemplo, São Paulo, a cidade de Florianópolis apresenta uma economia acelerada. E possui um dos mais altos PIB (Produtos Interno Bruto) do Brasil, crescendo em média 3,2% por ano.

A Ilha da Magia, ao mesmo tempo em que tem uma característica tranquila e um ar de interior, conta com uma completa rede de serviços para atender o público que mora ou vai passar as férias e finais de semana, possui belas paisagens e um mar com águas cristalinas esverdeadas. Possui praias mais afastadas para quem deseja mais privacidade, mas também tem atrações turísticas para todas as idades.

É um cenário ideal para a prática de esportes ao ar livre, além de ter excelente mobilidade urbana, fruto dos investimentos do município, que busca elevar o padrão da qualidade de vida da população, com a implantação de mais um terminal para passageiros, no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, essa obra vai elevar a ampliação da capacidade de passageiros, e possuir uma área de alimentação e mais tecnologia.

A tecnologia também é um ponto forte na região, com grande desenvolvimento dessa área a cidade de Florianópolis, se tornou um dos principais polos tecnológicos do país, e tem como destino de moradia para muitos profissionais, como por exemplo, os de TI. Como possui um moderno Sapiens Parque, o que rendeu para a capital o apelido de Ilha do Silício, que é outra obra do Governo do Estado de Santa Catarina, que oferece estrutura lazer, educação resultando em mais ofertas de empregos e ótimas oportunidades de renda na região, tornando-se muito bom investir em imóveis em Florianópolis.

Mas antes de investir em imóveis em Floripa, confira nossas dicas:

• Se na hora de comprar o imóvel surgir àquela dúvida: Será que compro uma casa ou apartamento? Tenha para si que os dois possuem benefícios e cabe a você, identificar o que combina mais com seu estilo de vida ou necessidades. Uma dica sobre os apartamentos à venda em Florianópolis, é que existem em diversos locais da cidade, e existe um pouco mais de segurança nestes modelos e existem áreas sociais inovadoras. E sobre as casas à venda em Florianópolis, é são ótimos investimentos, possuem mais privacidade e um espaço mais amplo de lazer.

• Pesquise a localização de onde deseja investir, veja se o bairro que você quer morar está de acordo com suas necessidades. Colocando em conta onde você irá trabalhar, onde você ou seus familiares vão estudar analisar os lugares que gostam de frequentar. Veja também os bairros que estão em volta e os serviços que a região pode oferecer e o principal é identificar se o estilo de vida da região tem a ver com o seu estilo de vida, pois às vezes você pode gostar e mais tranquilidade e ser um bairro mais agitado, e se você gosta das praias paradisíacas, prática de esportes na orla é importante que procure um lugar que tenha isso à sua disposição.

Observe bem ao redor do bairro que você quer morar, observe se existem todos os estabelecimentos necessários para o seu lazer, conforto e diversão em que está acostumado na sua rotina, como por exemplo, os bons restaurantes, farmácias e atendimentos de saúde, mercados e mercearias, serviços e bares e pubs. Tenha em mente proximidade do bairro que escolheu com a região central de Florianópolis, pois isso é um ponto importante caso você tenha que ir para lá diariamente ou em dias específicos.

• A melhor decisão que você pode ter ao comprar um imóvel, em Florianópolis é verificar se ele fica próximo da natureza. Já que o contato diário com o mar incentiva a prática de atividades físicas e ajuda na busca pela qualidade de vida. Além disso, morar perto da praia é importante, já que nos finais de semana ou em época de temporada, o trânsito para esses lugares se torna mais intenso, e você terá o privilégio de ter a praia como quintal de casa.

• Antes de investir em um imóvel, é imprescindível saber quais são os documentos que se deve exigir, para evitar dores de cabeça no futuro. E como a maioria são documentos públicos, que estão disponíveis para que qualquer um os solicite nos órgãos responsáveis.

O comprador pode correr atrás de toda a documentação do imóvel, ou pode contratar empresas especializadas de imobiliárias para ir atrás de toda a documentação.

Mas preste muita atenção ao negociar casas à venda em Florianópolis. Na ilha alguns terrenos pertencem à Marinha e são de regime de ocupação ou tem posse desdobrada.

Que significa que a União é proprietária da região pode reivindicar o direito de uso do terreno quando quiser. E ainda tem terrenos que podem estar em regime de aforamento, que significa que o morador do imóvel passa a ter também o domínio útil sobre o terreno, a área fica dividida entre a União da Marinha e morador. Por via de dúvida, antes de comprar qualquer terreno ou imóvel residencial é importante procurar saber qual a procedência e originalidade deste local.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam o que levar em conta antes de comprar imóveis em Florianópolis!

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários