Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Aprenda como harmonizar massas com diferentes tipos de cerveja

Publicado em 18/10/2018 Editoria: Curiosidades Comente!


Entre os dias 3 a 21 de outubro acontece a maior festa alemã da América, a Oktoberfest Blumenau. O evento é marcado pela diversidade de cervejas e atrai apreciadores de todos os cantos do país. Quando pensamos na bebida, logo nos vem à cabeça amigos, roda de conversa e petiscos.

A cerveja pode ser utilizada como ingrediente extra para trazer mais sabor no preparo de carnes e molhos, e também para harmonizar com pratos salgados ou doces. É importante entender que para que aconteça a harmonização, o gosto da cerveja não pode se sobrepor ao da receita e vice-versa.

Você saberia criar essa harmonia entre a massa e a cerveja? A Isabela, marca de massas, torradas e biscoitos atuante no Sul do país, dá dicas preciosas de como fazer isso. Primeiro ponto: há três formas de harmonização, Por Corte, quando a bebida limpa o paladar; a harmonia Por Complementação, que acontece quando os sabores se completam; e Por Oposição, que representa o choque de sabores.  

Há diferentes molhos para massas e, consequentemente, cada um combina com um tipo de cerveja. Para o molho Carbonara e Bechamel, por exemplo, você pode optar pela Blondine Tripel que tem sabor frutado com toque sutil de cravo. Já para o tradicional molho de tomate, a Hebling Irish Red Ale, com notas carameladas (menos acidez e amargor) é uma ótima pedida para quebrar a acidez do tomate com um toque doce.

Você imaginou que aquele delicioso prato de macarrão ao molho de tomate poderia ficar ainda melhor acompanhado da cerveja correta? Para comprovar isso, siga o passo a passo da receita de Espaguete ao Molho de Tomate com Carne e após finalizar o preparo, abra uma cerveja Hebling Irish Red Ale e aproveite cada minuto!


Ingredientes

1 embalagem de Espaguete Isabela cozido “al dente” (500g)
1 berinjela (pequena) cortada em cubos
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de margarina light
5 tomates maduros (sem sementes) picados                
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
2 colheres (sopa) de óleo
300g de carne (coxão mole, alcatra ou outra de sua preferência) em cubos
1 cenoura (pequena) em cubinhos
1 talo de salsão picado
1 colher (sopa) de orégano


Modo de Preparo

- Refogue rapidamente a berinjela na margarina light. Tempere com sal e reserve.
- Bata no liquidificador o tomate com 1 xícara (chá) de água. Reserve.
- Doure a cebola e o alho no óleo. Junte a carne, o sal, a pimenta e refogue bem. Acrescente o tomate reservado e cozinhe até reduzir um pouco. Junte a cenoura, o salsão e cozinhe por mais alguns minutos. Junte a berinjela reservada e o orégano.
- Coloque sobre o Espaguete Estrela e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções
Calorias por porção: 493,73

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários