Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Evento discute nova rede integrada de transporte coletivo metropolitano

Publicado em 21/05/2018 Editoria: Esportes Comente!


Detalhes sobre diversas melhorias que a Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano trará para a população serão apresentados no Seminário Transporte Coletivo na Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF), nesta segunda-feira (21), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. A proposta foi elaborada pelo Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC e pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento (SPG).

Durante o evento, o diretor técnico da Suderf, Célio Sztoltz, apresentará o projeto de reestruturação do transporte coletivo metropolitano, que inclui a reorganização da rede de linhas de ônibus da RMF, projetos de infraestrutura viária, terminais e pontos de integração, sistema de informação ao usuário, entre outros. Sztoltz falará ainda sobre o edital de licitação para implantação da rede, com foco nas etapas de elaboração do projeto, modernização da frota de ônibus, formas de pagamento e compra de créditos, interação dos usuários com o sistema, política tarifária e indicadores de qualidade.

Integração de cidades

A intenção do Governo do Estado e dos municípios da região metropolitana é integrar os serviços de transporte municipal e intermunicipal de caráter urbano de oito cidades da Grande Florianópolis (Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, São José, São Pedro de Alcântara e Santo Amaro da Imperatriz). O sistema metropolitano de ônibus vai eliminar sobreposição de linhas; racionalizar o serviço; aumentar a conectividade entre as centralidades da região, como centros de Palhoça e Biguaçu, além de Campinas/Kobrasol em São José; e promover uma gestão associada do transporte coletivo entre municípios, Estado e sociedade.   

“É muito importante a participação dos representantes dos poderes públicos municipais, da sociedade civil organizada e de todos os demais interessados em contribuir com a qualificação dos serviços de transporte coletivo na região”, destaca Sztoltz.

O seminário, organizado pelo Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC com apoio da Suderf, é aberto ao público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de formulário online.

Sobre os palestrantes

Werner Kraus Jr. é professor titular do Departamento de Automação e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador do Observatório da Mobilidade Urbana (UFSC). Coordenou o projeto "Plamus na UFSC", e vem atuando no desenvolvimento da rede integrada de transporte coletivo metropolitano da RMF. É diretor da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Transportes (ANPET).

Carolina Stolf Silveira é arquiteta e urbanista, doutora com o foco nos processos de orientação espacial e mobilidade de pessoas com cegueira e baixa visão no meio urbano e de transporte. Atuou na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e Plano Diretor de Transportes Ativos de Joinville, bem como membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Conselho da Cidade, em Joinville.

Olimpio de Melo Alvares Junior é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Programa de Inspeção Veicular Ambiental Brasileiro e do Programa Nacional de Controle de Ruído de Veículos (Cetesb). É coordenador do Grupo de Trabalho de Transporte Limpo e Energias Renováveis do Comitê de Mudanças Climáticas de São Paulo. Docente sobre gestão ambiental, energia e meio ambiente em diversas instituições de ensino, nacionais e internacionais. Fundador e coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Associação Nacional de Transportes Públicos.

Fernando Nunes da Silva é professor catedrático no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos no Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa, sendo docente na área do planeamento urbano e investigador do Cesur/CERis. Foi consultor do BID; secretário de Mobilidade e Infraestruturas de Lisboa; membro do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Sustentável; dirigente das associações internacionais de urbanismo e ordenamento do território: AESOP, IFHP, ISoCaRP e INTA.

Célio José Sztoltz Júnior é diretor técnico da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, foi coordenador do Observatório de Mobilidade Urbana da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como diretor técnico do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e como gerente de Normas Urbanísticas na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis (SMDU).

Serviço

O quê? Seminário Transporte Coletivo na Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF)
Quando: 21 de maio (segunda-feira), das 13h30 às 17h30
Onde: Auditório Teixeirão, na UFSC (Servidão Eusébia Vidal, Carvoeira) em Florianópolis
Inscrições: bit.ly/seminariotransporte

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários