Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto de lei quer criar Semana de Santa Catarina de Alexandria

Publicado em 07/12/2017 Editoria: Cotidiano Comente!


Foi aprovado nessa quarta-feira (6), em segundo turno, o PL 0369.9/2017, de autoria da deputada Ana Paula Lima (PT), que institui a Semana de Santa Catarina de Alexandria no estado.

A Semana de Santa Catarina de Alexandria, a ser comemorada anualmente entre os dias 19 e 25 de novembro, quer homenagear a santa padroeira do estado, reconhecida oficialmente desde 1922 pelo Papa Pio XI.

"Apesar de ser considerada padroeira oficial há tanto tempo, de constar na legislação do estado o dia 25 de novembro como o Dia de Santa Catarina de Alexandria, a data não é comemorada e tampouco lembrada pelo governo e população em geral", argumentou a deputada Ana Paula Lima.

Pelo projeto, a Semana de Santa Catarina de Alexandria passa a integrar o calendário oficial de eventos do estado, através de homenagens e eventos em espaços públicos alusivos à data.

Santa Catarina

Nascida no ano de 288, em Alexandria (hoje Egito), Catarina converteu-se ao Cristianismo na infância, aos 12 anos, quando teve um sonho no qual Jesus lhe dizia que ela seria sua noiva. Por sua fé, muito jovem foi perseguida e torturada pelo Imperador de Alexandria, Maximino II, um grande perseguidor de cristãos.

Presa na masmorra por dois anos, por ordem de Maximino II, foi chicoteada, humilhada e espancada. Passou fome e sede, mas permaneceu fiel à sua fé, sendo decapitada no dia 25 de novembro de 307, data que passou a ser lembrada pelos católicos.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários