Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Itajaí realiza ações de conscientização no Dia Mundial de Luta contra AIDS

Publicado em 01/12/2017 Editoria: Itajai Comente!


O município de Itajaí realiza uma série de ações, nesta sexta-feira (1º), para marcar o Dia Mundial de Luta contra AIDS. O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados com a doença, que teve um aumento no número de casos em todo país, além de ampliar a oferta de testes rápidos para diagnóstico do HIV/AIDS. As atividades são organizadas pela Vigilância Epidemiológica, por meio da Gerência de IST/AIDS/HV.

“Nem todas as pessoas infectadas pelo HIV terão AIDS, ela pode demorar anos para se manifestar. Porém, mesmo sem desenvolver a doença, a pessoa que tem vírus poderá transmiti-lo. Por isso, é tão importante o trabalho de orientação e testagem rápida para diagnóstico que estamos fazendo. Em 2017, aumentamos 128% a quantidade de testes realizados na população em relação a 2016”, afirma a gerente de IST/AIDS/HV de Itajaí, Jacqueline Koch.

Todas as unidades de saúde do município estarão intensificando os testes rápidos durante a sexta-feira, bem como sala de espera com orientações e distribuição de folders alusivos à data. Confira algumas ações desta sexta-feira:

Música Contra AIDS

As atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra AIDS continuam no sábado (2). As equipes da Vigilância Epidemiológica estarão mobilizadas no Mercado Público de Itajaí, a partir das 12h, para distribuir preservativos e materiais informativos sobre a AIDS. Mais tarde, a partir das 18h30, na Avenida Beira-rio, que será fechada em frente à Praça Genésio Miranda Lins, acontece o “Música Contra AIDS”, um show gratuito com as bandas Mr. McFly e Maloka Nunes. Durante o evento, os profissionais estarão orientando a comunidade sobre as infecções sexualmente transmissíveis com a distribuição de folders, preservativos e géis lubrificantes. A intenção é atingir o público mais jovem da cidade.

A programação segue durante o mês de dezembro com testagens rápidas na unidade de saúde Fazenda, dia 4; na unidade Cidade Nova II, dia 6; e na unidade Rio Bonito, dia 8. O horário da testagem nessas comunidades é das 9h às 15h.

Camisinhas poéticas

Além de contribuir com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, o artista JC Ramos também leva uma mensagem de conscientização com o projeto “Camisinhas Poéticas”. Durante o mês de dezembro, ele distribuirá sete mil preservativos com uma embalagem especial. O material conta com uma poesia de autoria dele, uma ilustração e também uma mensagem. “A prevenção virou poema na eterna busca da qualidade de vida”, dizem algumas unidades.

As camisinhas poéticas serão distribuídas pela Secretaria de Saúde e motoristas de Ubers. Os preservativos também estão disponíveis na Prefeitura de Itajaí. A iniciativa de JC iniciou em 1997 e ele já levou suas frases até pra África. A proposta que visa humanizar o uso de preservativos com a poesia.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itajaí

Comentários