Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Festival de teatro em Itajaí tem histórias nos palcos e nos bastidores

Publicado em 27/10/2017 Editoria: Itajai Comente!


Foto: Marcos Porto

Foto: Marcos Porto

Fazer teatro é compartilhar histórias e o Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha tem muitas para contar. Recém chegada a Itajaí, Andréa Almeida Rosa veio de Curitiba na época em que acontecia o primeiro Festival. Justamente naquele ano, ela havia tomado a decisão de largar a carreira de atriz. Ao se deparar com a grandiosidade do evento, repensou sua decisão.

"Fui completamente surpreendida com um Festival tão grande e completo numa cidade pequena. Fiquei feliz de participar como expectadora de um momento tão bacana no município, isso serviu de estímulo para minha carreira de atriz", revela Andrea.

Esse é apenas um exemplo de como o teatro pode servir de instrumento de transformação para a comunidade. Segundo Max Reinert, dramaturgo e representante da Câmara Setorial de Teatro de Itajaí, a diversidade de linguagens e de formatos também faz com que o Festival Toni Cunha se espalhe pela cidade e conquiste novos públicos. “Teatro e Itajaí formam uma combinação perfeita”, destaca.

Agora com a sólida carreira de atriz, Andrea não é mais simplesmente aquela espectadora do primeiro Festival, mas parte ativa desta quinta edição. Nesta sexta-feira (27), ela apresenta o espetáculo “Dois Amores e Um Bicho - versão nº 2” na Itajaí Criativa Residência Artística, às 21h. O texto foi escrito há mais de 10 anos, mas a atriz defende que a interpretação dele é mais urgente nos dias atuais que na época de sua criação.

"O espetáculo abre reflexão sobre intolerância, banalização da violência, questão de gênero e outros temas que nos dias atuais mais do que nunca precisam ser debatidos", comenta.

O Festival de Teatro segue até domingo (29). Aproveite os últimos dias para prestigiar a programação do evento que é referência nacional. Todos os espetáculos fora do Teatro Municipal são gratuitos.

O Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha é bianual e faz parte do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac / Lei Rouanet), com patrocínio de Lojas Havan, Brasfrigo S.A., Banco do Brasil e Bompack.

Programação de sexta-feira

Dia 27/10 (sexta) - 11h

Roda de Conversas: Diálogos sobre a Cena

Sinopse: Com a presença de Toninho do Valle e Marco Vasques, este será um espaço para trocar impressões sobre os espetáculos assistidos durante o festival, com ênfase na produção local. Mais do que um espaço de avaliação, é um momento para exercitar o olhar sobre o fazer teatral, seus caminhos e conceitos. Um momento de encontro aberto aos artistas, estudantes de teatro e também para o público interessado em saber mais sobre os modos de produção no teatro.
Espetáculos locais do dia: Estapafúrdio (Charles Augusto), Apto 401 (Grupo Porto Cênico) e Berlim (Karma Cia. de Teatro)
Local: Casa da Cultura Dide Brandão
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 60 min
Observações: Espaço indicado para estudantes de artes, atores e interessados em processos criativos.
Valor: GRATUITO

Dia 27/10 (sexta) - 15h

Mostra Local
Espetáculo: Um, Dois, Três: Alice!
Téspis Cia. de Teatro (Itajaí – SC)

Sinopse: Livremente inspirado em "Alice no País das Maravilhas" e "Alice Através do Espelho" de Lewis Carroll, esta montagem explora a ludicidade tanto no jogo corporal dos atores como no uso de objetos em cena. Para contar a aventura de Alice que mergulha em um mundo cheio de enigmas e fantasias lança mão de diversos elementos, como: cenários que se movem e se transformam em diversos ambientes, objetos de brinquedo que ajudam a compor os personagens e a utilização de projeção de vídeos. O Coelho Apressado, A Rainha de Copas, A Duquesa, A Lagarta, O Chapeleiro Maluco, Os Animais da Floresta, As Cartas de Baralho e Alice, encontram-se novamente para recontar essa história que tem mais de 150 anos, mas não deixa de encantar crianças e adultos.
Local: SESC Itajaí
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 45 min
Valor: GRATUITO - retirar ingresso uma hora antes

Dia 27/10 (sexta) - 20h

Mostra Nacional
Espetáculo: DADESORDEMQUENÃOANDASÓ
Cia. Arteira e Cia. Provisório Definitivo - São Paulo, SP

Sinopse: A peça narra a história de Stevie, um garoto portador da Síndrome de Asperger, que sofre com a ausência do seu pai e com a dificuldade de se relacionar com o mundo. Devido à falta do marido, Maureen, a mãe, trabalha em diversos lugares e não tem tempo para cuidar dos filhos. Stevie passa grande parte dos seus dias em casa, enquanto sua irmã, a adolescente Julie, faz tentativas desastradas de entrar no mundo adulto. Um dia, Julie resolve sair escondida, descumprindo o combinado com sua mãe. Preocupado com o paradeiro da irmã, Stevie decide procurá-la e acaba indo parar em um parque de diversões e, sem intenção, causa um grande acidente: ele acredita ter se tornado um assassino. A partir daí, inicia-se uma história permeada de encontros e desencontros que mistura ficção, realidade e poesia, na qual Stevie procura compreender, solitário, as consequências dessa intensa e transformadora travessia.
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 75 min
Valor: R$ 20 inteira e R$ 10 meia

Dia 27/10 (sexta) - 21h

Mostra Local
Espetáculo: Dois Amores e Um Bicho - versão nº 2
Cia. Experimentus Teatrais (Itajaí – SC)

Sinopse: Uma bomba explode em uma escola, um pai de família mata seu cachorro a pontapés por considerá-lo homossexual, misteriosas mortes de animais em um jardim zoológico. Em seu habitat, a família Estefano está às voltas com estes acontecimentos brutais do passado e do presente. Em um jogo perverso, eles encenam e reencenam incidentes que melhor seria se ficassem esquecidos.
Local: Itajaí Criativa Residência Artística
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 75 min
Valor: GRATUITO - retirar ingresso uma hora antes

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itajaí

Comentários