Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Última semana para se inscrever no 5º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha

Publicado em 18/09/2017 Editoria: Itajai Comente!


De 22 a 29 de outubro será realizada a quinta edição do Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha. Artistas de todo o país interessados em se apresentar têm até o dia 20 de setembro (próxima quarta-feira) para se inscrever. O evento já consagrado é organizado pelo Município de Itajaí por meio da Fundação Cultural. Leia o edital na íntegra.

Portfólio do espetáculo, link de gravação em vídeo e fotos para divulgação são requisitos básicos para avaliação da seleção artística do Festival. As inscrições são gratuitas e podem contemplar espetáculos adultos, infantis e infanto-juvenis na área de teatro, em variados gêneros e formatos, exceto atividades formativas.

Os projetos inscritos serão analisados pela comissão curadora, formada por membros indicados pela Câmara Setorial de Teatro de Itajaí. Os principais critérios para análise das propostas são a qualidade artística e sua viabilidade técnica, sempre observando o perfil e o conceito do Festival, que se orienta pela diversidade e originalidade da proposta. Também serão avaliadas a adequação aos espaços utilizados e a disponibilidade na agenda do Festival.

Para os grupos aprovados, o valor do cachê será de R$ 15 mil para a Mostra Nacional e R$ 4 mil para a Mostra Local.

De acordo com o Superintendente da Fundação Cultural de Itajaí, Normélio Pedro Weber, trazer espetáculos de outros locais do país é fundamental para o intercâmbio cultural. "O evento tem abrangência nacional e durante todo esse período há uma troca de experiências e técnicas entre os artistas. Isso é essencial para qualquer evolução profissional", avalia. O Festival também possibilita a visibilidade e o fortalecimento da cena teatral do município, que hoje abrange uma rede com mais 15 grupos de teatro.

O Festival é bianual e a última edição foi realizada em 2015.

Informações importantes

Os grupos/artistas/produtoras poderão inscrever mais de um espetáculo, desde que a inscrição seja enviada em e-mails separados.

As Inscrições serão recebidas apenas pelo email: festivaltonicunha@gmail.com

Quem foi Toni Cunha

O nome do festival bianual é uma homenagem ao artista Antônio Carlos Cunha, sempre lembrado pela classe artística como um facilitador cultural de Itajaí. Filho de Waldemar Cunha e Maria Russi Cunha, Toni foi o terceiro filho do casal. Formado em Letras, estudou nos Colégios Estaduais Victor Meirelles e Nereu Ramos. Entre outras participações na vida cultural da cidade, foi membro fundador da Academia Itajaiense de Letras, diretor da Casa da Cultura Dide Brandão, trabalhou cerca dez anos na Fundação Cultural e descobriu do poeta Bento Nascimento.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itajaí

Comentários