Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Governo estadual transfere capital para Porto União

Publicado em 05/09/2017 Editoria: Cotidiano Comente!


A capital de Santa Catarina foi transferida simbolicamente nesta terça-feira (5), para Porto União, em razão das comemorações dos 100 anos do município que fica no Planalto Norte catarinense.  

O governador Raimundo Colombo participou da inauguração da Praça do Centenário Prefeito Victor Buch Filho e fez a transferência provisória conforme Lei 17.162 de 5 de junho de 2017. Colombo também recebeu o título de Cidadão Honorário da cidade.

Porto União

O município conta com 35.207 habitantes, segundo estimativa do IBGE (dados de 2017). Está localizado a 430 quilômetros de Florianópolis, 240 quilômetros de Curitiba e 271 quilômetros de Joinville. Porto União também está a apenas um passo da cidade-irmã União da Vitória, no Paraná. As duas cidades são separadas apenas por trilhos de trem e ladeadas pelo Rio Iguaçu.

O prefeito Eliseu Mibach destacou que são cem anos de história, trabalho e luta. “É um momento de glória e de homenagens a todos aqueles que trabalharam para desenvolver Porto União. Hoje, temos uma cidade pujante e que engrandece o nosso Estado. E nosso objetivo é fazer com que nosso município se torne cada vez melhor”, salientou.

Mibach explicou que o nome da praça é uma homenagem a Victor Buch Filho, que foi prefeito no cinquentenário do município, celebrado no ano de 1967, e que contribuiu para o desenvolvimento e progresso de Porto União. Victor Buch Filho faleceu em maio deste ano. Na praça, será depositada uma cápsula do tempo contendo fragmentos da história do município e só poderá ser aberta daqui 50 anos.

O município possui infraestrutura com comércio, serviços e indústrias e é conhecido como Capital Catarinense do Steinhaeger – bebida destilada feita de zimbro e trigo – e do Xixo – espetinho de carne bastante comum na região.

Conforme dados da prefeitura, a madeira constitui-se em um pilar econômico importante, com as indústrias de esquadrias e compensados de madeiras representando mais de 30% da produção nacional. Também recebem destaques as atividades rurais com a produção de leite, soja e milho.

As comunidades do município foram colonizadas principalmente por alemães, italianos, ucranianos, poloneses e suíços. Eventos tradicionais como a Festa da Fogueira de São Pedro e São Paulo, a Bergbauernfest – Festa do Colono da Montanha, a Festa do Peixe e a Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, levam as pessoas às ruas para apreciarem gastronomia, músicas e danças típicas dos grupos folclóricos das variadas etnias que compõem a população.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br) com informações da assessoria de comunicação do Governo de SC

Comentários