Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Itajaí lança campanha "Não dê esmola!"

Publicado em 28/08/2017 Editoria: Itajai Comente!


A campanha “Não dê esmola! Encaminhe para o acolhimento” no Município de Itajaí foi lançada na manhã desta segunda-feira (28). As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social associa ações de outros 10 órgãos municiais para abordagem social da população em situação de rua.

Antes de apresentar as ações programadas para o segundo semestre, o Prefeito Volnei Morastoni destacou a importância do trabalho desenvolvido desde o início do ano ao apresentar os resultados obtidos até agora: “a abordagem dessas pessoas é uma responsabilidade de toda a sociedade”.

Os dados apresentados identificaram 388 pessoas em situação de rua em Itajaí no mês de janeiro de 2017. Frente à situação, o Desenvolvimento Social encaminhou 200 (51,5%) pessoas para suas cidades de origem com o compromisso de garantir acolhimento e assistência nas suas chegadas, 67 (17,27%) foram conduzidas para as comunidades terapêuticas de tratamento de dependência química, 63 (16,24%) retornaram ao convívio familiar e 46 (11,85%) mulheres foram acolhidas na Casa Santa Paulina.

Além de seis pessoas ingressarem no mercado de trabalho, 36 (9,28%) atendimentos no CAPS AD, 95 (24,48%) nos serviços de saúde e 14 (3,6%) acolhimentos da Pastoral do Migrante para estrangeiros.

Diante das ações realizadas, o diagnóstico do mês de agosto apontou 68 pessoas em situação de rua em Itajaí. Os números representam um resultado de quatro em cada cinco pessoas retiradas das ruas nos primeiros sete meses do ano em relação aos dados de janeiro.

Ações previstas

Em vista dos trabalhos já realizados, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social apresentou as ações coordenadas para a abordagem. Placas com o slogan da campanha “Não dê esmolas” e os telefones para os serviços de acolhimento já foram instaladas nos semáforos da cidade e em conjunto com as blitz que serão realizadas pela Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Segurança do Cidadão para a conscientização de motoristas.

A Secretaria Municipal de Saúde realiza atendimentos nas unidades e centros especializados e afirma que irá implantar o Consultório de Rua voltado à essa população. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Rende divulgará as vagas de emprego, a FEAPI apresentará cursos de qualificação profissional e a Fundação Cultural oferecerá oficinas culturais através do Centro POP. A Secretaria de Habitação estuda projetos habitacionais para os moradores de rua. A Secretaria Municipal de Urbanismo intensifica as notificação de imóveis abandonados e abordagem de ambulantes. A campanha conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação Social na conscientização divulgação das atividades.

Durante a apresentação das ações, a secretária de Desenvolvimento Social Neusa Maria Vieira Geraldi destacou o empenho do Prefeito Volnei Morastoni e a cooperação entre os serviços municipais. “Essa integração é fundamental para realizarmos esse grande desafio para que essas pessoas aceitem ajuda, porque muitos não querem abandonar essa situação”.

Além disso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social segue realizando as abordagens sociais com apoio da Secretaria Municipal de Segurança do Cidadão, Secretaria de Obras e Serviços Municipais, Polícia Militar e Autopista Litoral Sul. Assim também os atendimentos de referência nos centros especializados de Assistência Social.

Conheça os serviços de abordagem social desenvolvidos no Município de Itajaí:

 

ABORDAGEM SOCIAL E CREAS POP

Rua José Pereira Liberato, nº 2214, Dom Bosco

Fone 3248-4596

 

CASA DE APOIO SOCIAL

Rua São Vicente,781, São Vicente

Fone 3349-5498

 

CREAS

Rua Domingos Laureano, nº 32, São João

Fone: 3349-5527

 

CRAS IMARUÍ

Rua: Albino Gugelmin, nº 91, Barra do Rio

 

CRAS PROMORAR

Av. Min. Luiz Galotti, nº 1815, Cidade Nova

Fone: 3344-4312

 

CRAS ITAIPAVA

Av. Itaipava, nº 3985, Itaipava

Fone: 3349-4348

 

CRAS NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Rua: Almirante Barroso, nº 450, Centro

Fone: 3248-8522

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itajaí

Comentários