Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Vigilância Sanitária retoma fiscalização noturna de estabelecimentos em Itajaí

Publicado em 19/07/2017 Editoria: Itajai Comente!


Fiscais estão fazendo inspeções de restaurantes, lanchonetes, casas noturnas, bares, food trucks e ambulantes

Fiscais estão fazendo inspeções de restaurantes, lanchonetes, casas noturnas, bares, food trucks e ambulantes

A Diretoria de Vigilância Sanitária de Itajaí retomou, no mês passado, as fiscalizações noturnas em estabelecimentos que manipulam alimentos, como restaurantes, lanchonetes, casas noturnas, bares, quiosques, food trucks e ambulantes. As inspeções têm o objetivo de assegurar que o consumidor tenha mais segurança e qualidade no consumo de produtos fornecidos por esses comércios.

De acordo com a diretora de Vigilância Sanitária, Christiane Lazzaris, a fiscalização sanitária noturna estava desativada desde 2010, o que ocasionava um alto índice de denúncias relacionadas às condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos e manipuladores de alimentos. “Agora uma dupla de fiscais sanitaristas orienta os proprietários e funcionários a regularizarem as situações que estão em desacordo com a legislação”, pontua.

Christiane explica ainda que os fiscais verificam a presença do alvará sanitário no estabelecimento, higiene do local e dos funcionários (utilização de touca, uniforme, sapato fechado, etc.), armazenamento dos alimentos, prazo de validade e temperatura dos produtos, limpeza, descarte adequado do lixo e verificação da carteira de saúde dos manipuladores de alimento.

Além disso, a inspeção noturna tem o intuito de proporcionar maior efetividade na fiscalização de denúncias, já que muitos estabelecimentos só atuam na parte da noite. Desde que as inspeções durante a noite foram retomadas, os fiscais já abordaram 44 estabelecimentos, sendo que cerca de 40% deles não possuíam o alvará sanitário.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários