Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Assistência social de Penha começa monitoramento de moradores de rua

Publicado em 24/04/2017 Editoria: Esportes Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Secretário também conversou pessoalmente com sem-tetos

Desde a semana passada, a Secretaria de Assistência Social de Penha já vem fazendo o monitoramento dos moradores de rua no município. O projeto visa cadastrar quem são e como vivem os sem teto da cidade, com objetivo de promover melhorias nas suas condições de vida e buscar retirá-los dessa condição.

O secretário de assistência social, Sérgio de Mello, esteve pessoalmente participando das primeiras abordagens, junto com o coordenador do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Marcos Henrique da Silva, que vai coordenar o programa de monitoramento. Ambos conversaram com os sem-teto, perguntando de onde vinham e os que levou a situação de rua.

A estratégia de abordagem constituirá em duas etapas: Na primeira, será oferecido atendimento de saúde imediato, com exames e tratamento, além de determinar se o local onde pernoitam não é inadequado, e buscar soluções nesse sentido.

Na segunda etapa, os moradores de rua serão encaminhados ao CREAS, onde receberão atendimento psicológico, e incentivados a buscar melhorias nas suas condições de vida. Lá também poderão tomar banho, cortar o cabelo, fazer a barba e conseguir roupas que serão obtidas através de doações.

Os moradores de rua com problemas de dependência química também serão incentivados a buscarem ajuda através de internação no CRED ou no Sítio Caminho Novo, com os quais a prefeitura estabeleceu parceria para o programa. A prefeitura também se dispõe a pagar a passagem para aqueles que decidirem voltar para suas cidades de origem. “Estamos entrando em contato com a família de muitos desses moradores de rua, e já tivemos sucesso em 16 casos”, adiantou o secretário de assistência social. 

› FONTE: Prefeitura de Penha - Assessoria de Imprensa

Comentários