Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Começam nesta terça, em Florianópolis, as provas da seletiva para o Mundial de Profissões

Publicado em 09/08/2016 Editoria: Logística e Indústrias Comente!


Rafael de Borba compete em manutenção aeronáutica. Foto: Heraldo Carnieri

Rafael de Borba compete em manutenção aeronáutica. Foto: Heraldo Carnieri

SC sedia provas de manutenção aeronáutica e de administração de sistemas de redes, com a participação de dois alunos do SENAI/SC. Outros seis estudantes da instituição competem em outros Estados.

A partir desta terça-feira (6) serão realizadas as provas de manutenção aeronáutica e de administração de sistemas de redes provas da etapa seletiva para a WorldSkills, o torneio internacional de educação profissional. As duas ocupações serão disputadas no Centro de Educação, Eventos e Lazer (CEEL) da FIESC, no Campeche, em Florianópolis, e reúnem 23 estudantes, de 15 Estados. Os representantes do SENAI/SC Jonas Crescêncio da Silva, de Tubarão, e Rafael de Borba, de São José, participam das provas. Outros seis alunos da instituição participam, em outras cidades brasileiras, da mesma disputa em outras ocupações. Todos almejam garantir a vaga no torneio mundial, que, em 2017, será em Abu Dhabi.

Os competidores chegaram às cidades das provas no domingo e dedicaram a segunda-feira à ambientação. Ouviram as recomendações dos avaliadores e conheceram os equipamentos, nos quais realizarão as atividades propostas. São provas práticas, de grande complexidade e típicas de cada profissão. Em Florianópolis os competidores farão manutenção de aviões e criarão redes de computadores.

Depois de treinamentos intensos, de dez a 12 horas diárias, os estudantes se sentem preparados para o desafio. “Agora a decisão vem do psicológico, do emocional”, diz Rafael de Borba, 18 anos, natural de Tijucas e que representa Santa Catarina em manutenção aeronáutica. No seu entendimento, todos os competidores se preparam bastante e têm um arcabouço de conhecimentos e técnicas suficientes para alcançar a vitória. Por isso, a diferença será estabelecida nos detalhes e na capacidade de cada um administrar a parte emocional.

Também com 18 anos, Jonas Crescêncio, de Tubarão concorda com a avaliação do colega. “Agora o mais importante é ter concentração e foco”, afirma. O jovem tem uma estratégia para administrar a ansiedade típica dessa competição. “Planejamento é a palavra-chave” diz. “Do início ao fim da prova eu separo o que sei do que não sei e busco priorizar aquilo que considero mais importante para realizar o que é exigido”, explica. Há duas semanas, seu colega no SENAI em Tubarão Eric Cristhiano Marcelino da Silva conquistou o ouro e a vaga brasileira em web design. Para Jonas, a conquista daquela medalha “impõe mais vontade e mais inspiração”.

A decisão dos avaliadores leva em conta o efetivo atendimento dos requisitos propostos para a execução das atividades e outros aspectos, como a capacidade de planejamento e os conhecimentos, habilidades e atitudes demonstrados nas provas. “É uma competição saudável e que contribui para o desenvolvimento da educação profissional brasileira”, analisa Tito Alfredo Schmitt, vice-presidente da FIESC para a região Sudeste.

Para o diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, “a competição é uma forma de incentivar os estudantes a desenvolverem projetos e a ascenderem na carreira profissional; faz com que o estudante perceba os desafios do mundo da tecnologia, que é perene, mas precisa ser aprimorada constantemente”.

“A Olimpíada do Conhecimento [nacional] e a WorldSkills [internacional] integram um processo de avaliação da formação profissional do SENAI e do Brasil, da qualidade dos cursos e dos profissionais que são entregues à indústria brasileira”, diz Elisiê Lima, representante do SENAI Nacional no evento.

O competidor mineiro em redes de computadores, Luis Felipe Pedrosa de Abreu Ribeiro, salienta que, independente da vitória, a participação no evento é uma “oportunidade de crescimento profissional”. De Goiás, Osiel Ferraz Garcia compete em manutenção de aeronaves e destaca a oportunidade de conhecer outras pessoas de seu meio.

Além Jonas e Rafael, outros seis catarinenses estão na disputa pelas últimas vagas do mundial. Alessandra Jochem, de Rio do Sul, estará em Salvador em busca do ouro em Mecânica Industrial, uma profissão ainda eminentemente masculina. De Blumenau, Ana Carolina Gomes Jacinto irá a Teresina-PI disputar em Vitrinismo. A dupla formada pelos jovens Israel Venâncio Teixeira e João Gustavo de Souza, de Joinville, participa em Robótica Móvel, na cidade de Vila Velha–ES. Os estudantes do SENAI de São Bento do Sul Matheus Kubiak e Vagner Fernando Machado de Souza participarão, respectivamente, em Marcenaria (São José dos Pinhais-PR) e Eletricidade Predial (Campo Grande-MS), respectivamente.

As seletivas à WorldSKills se iniciaram em 4 de julho e prosseguem até 12 de agosto. No total, Santa Catarina tem 40 competidores, dos quais 30 são do SENAI, que competem em 26 ocupações industriais. Eles querem carimbar o passaporte para Abu Dhabi, onde o evento reunirá 1,2 mil estudantes de mais de 70 países. Vencedor na classificação geral na edição de 2015, realizada em São Paulo, o Brasil vai ao evento para defender o título de campeão mundial de profissões.

Os competidores do SENAI/SC na próxima semana (de 8 a 12 de agosto)

Rio do Sul

Alessandra Jochem, na ocupação Mecânica Industrial (prova em: Salvador - BA)

Blumenau

Ana Carolina Gomes Jacinto, em Vitrinismo (prova em: Teresina - PI)

Joinville

Israel Venâncio Teixeira e João Gustavo de Souza, em Robótica Móvel (prova em: Vila Velha - ES)

Tubarão

Jonas Crescêncio da Silva, em Administração de Sistemas de Redes (prova em: Florianópolis – SC)

São Bento do Sul

Matheus Kubiak, de Marcenaria (prova em: São José dos Pinhais – PR) 

Vagner Fernando Machado de Souza, em Eletricidade Predial (prova em: Campo Grande – MS)

São José

Rafael de Borba, em Manutenção Aeronáutica (prova em: Florianópolis – SC)

› FONTE: FIESC - Imprensa

Comentários