Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Comerciantes e transeuntes do centro de Florianópolis pedem mais fiscalização a ambulantes

Publicado em 03/08/2016 Editoria: Cotidiano Comente!


Foto: Azor Oliveira

Foto: Azor Oliveira

Quem passa todos os dias pelo centro de Florianópolis nota o calçadão, que corta a Avenida Paulo Fontes, tomada pelos ambulantes ilegais

A Rua Jerônimo Coelho também é alvo desses ambulantes. Os pedestres têm que desviar das mercadorias estendidas no chão e também disputar lugar na rua ao lado do Mercado Público para transitar com tantas mercadorias expostas no chão. As mercadorias variam de lenços, roupas infantis, a brinquedos.

Os ambulantes em sua maioria de outras nacionalidades ainda ameaçam os comerciantes do local segundo denúncia recebida em nosso site. Mas, ai fica uma dúvida e onde esta a fiscalização e a ação do poder público para solucionar essa situação.

A comerciante da região que entrou em contato com o site para fazer a denúncia dessa invasão que tomou a cidade, contou que a CDL e a ACIF já tiveram algumas reuniões com o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Jr. sem obterem sucesso na solução do problema. A mesma contou que as mercadorias às vezes são apreendidas e em menos de um dia os mesmos ambulantes já retornam ao local com as mesmas ou outras mercadorias.

Na maioria das vezes essas mercadorias não possuem nota fiscal, e no caso são retidas como contrabando. A arrecadação pública com isso fica prejudicada e os comerciantes que pagam seus impostos são os mais prejudicados com essa situação. Além de perderem clientes, são ameaçados pelos que estão na ilegalidade. Com isso o medo está tomando conta também de quem tem comércio próximo e de quem trabalha neles.

Em virtude da situação que o site pode constatar em dois dias indo ao centro da cidade e passando pelos mesmos locais da denúncia, entramos em contato com o secretário de serviços públicos de município o senhor Wilson Vergílio Real Rabelo.

O secretário informou que devido a Guarda Municipal estar parada esperando resolver o uso de arma pelos agentes, o quadrilátero em torno do Mercado Público de Florianópolis estava sem fiscalização.

“Embora a SESP tenha atuado com apreensões de mercadorias semanalmente, a proteção da guarda municipal para que os fiscais façam as batidas é essencial, pois realmente os ambulantes são agressivos” afirma o secretário.

Segundo o secretário a partir de hoje à SESP, com a volta da guarda municipal as suas atividades, a fiscalização será bastante atuante.

Confira o vídeo que mostra a situação dos ambulantes ilegais no centro de Florianópolis:

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários