Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Qual é o impacto dos exercícios físicos na nossa saúde mental?

Publicado em 26/10/2021 Editoria: Esporte Comente!


Foto de Victor Freitas no Pexels

Foto de Victor Freitas no Pexels

Todos nós, ao menos uma vez na vida, já nos deparamos com a frase: “mente sã, corpo são”. Apesar de ser clichê, reflete uma verdade muitas vezes esquecida, pois os nossos sentimentos influenciam em nossa saúde física, e esta, por sua vez, também impacta diretamente na saúde mental.

De acordo com dados levantados pelo Ministério da Saúde, em 2020 1.4 milhões de óbitos foram registrados, e 33 mil estavam relacionados às doenças como diabetes e questões cardiovasculares, que estão associadas a diversas causas, dentre elas o sedentarismo.  Com isso, podemos perceber a importância de manter-se ativo, não importando a modalidade de esporte ou exercício escolhido, mas sim o foco na saúde.

Entretanto, com a correria do dia a dia, nem sempre é fácil estabelecer uma rotina de cuidados com a saúde que esteja alinhada com o que você poderá manter a longo prazo. Como começar a fazer exercícios? Quais são as vantagens das atividades para a saúde física e mental? Vamos entender juntos um pouco mais sobre estas e outras perguntas, confira:

Quais são os benefícios dos exercícios físicos?

Nós já ouvimos de familiares, amigos, parceiros(a), profissionais de saúde, entre outras pessoas, que devemos praticar exercícios físicos e manter uma vida ativa. Entretanto, nem sempre ouvimos ou pensamos sobre os benefícios destes exercícios. Algumas destas vantagens são, por exemplo:

 

Como começar a me exercitar e quais são os melhores treinos? Há algum focado em saúde mental?

Para criar um hábito que perdure e seja prazeroso, escolha os exercícios, esportes ou práticas que mais gosta. Para cuidar da saúde, não há a obrigação de comprar equipamentos e roupas caras, ou ir à academia e fazer exercícios que não são do seu agrado, pois só ao implementar as atividades gradativamente no seu dia a dia você já sentirá uma grande diferença.

Contudo, não há um exercício feito exclusivamente para cuidar da saúde mental. Qualquer atividade ajuda o seu corpo a funcionar melhor e oxigena o nosso cérebro, contribuindo para o bem-estar da nossa mente, entretanto, algumas práticas como a yoga, pilates e mindfulness exercem um impacto maior, estimulando o silêncio, concentração, elasticidade do corpo e também promovendo descanso e bem-estar.

Alguns dos exercícios e práticas que você optar para cuidar da saúde mental e física são:

Outros exercícios que você pode praticar são:

 

 

Como a atividade física impacta a nossa saúde mental?

Os exercícios são considerados por muitos especialistas como um aliado no tratamento da depressão, ansiedade e outras questões, assim como na promoção de saúde mental, não só pelos seus benefícios na saúde física, que impactam o seu corpo como um todo, mas pelos aspectos específicos que trabalha, estimulando a produção de neurotransmissores, alívio na tensão dos músculos, etc.

Os benefícios da atividade física sob a saúde mental são, por exemplo:

 Felipe de Castro

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários