Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Conheça 8 motivos para incluir as castanhas na alimentação

Publicado em 09/08/2017 Editoria: Cotidiano Comente!


1. Assegura uma das sensações mais importantes para o controle de peso: a saciedade

Por conta da consistência mais dura (o que força maior tempo de mastigação) e a sua composição nutricional rica em gorduras insaturadas, fibras e proteínas, as castanhas são digeridas mais lentamente e estimulam a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de saciedade.

2. Melhora o controle de peso e da glicemia

O tipo de gordura (mono e poli-insaturadas) encontrado nas oleaginosas é absorvido mais rapidamente pelo corpo e tem efeito no aumento do metabolismo, o que pode contribuir para o controle de peso. Elas também ajudam a controlar a glicemia, devido à associação entre o alto de teor de fibras, gorduras insaturadas e o baixo teor de carboidratos. Essa combinação estimula a liberação de uma quantidade menor de insulina (hormônio que leva à produção de gordura no corpo) e de forma mais sustentada, ou seja, trazendo menos fome, mais saciedade e, consequentemente, melhor controle da glicemia.

3. Fortalece os ossos e dentes

Devido ao alto teor de fósforo e magnésio presentes nas castanhas. O fósforo se une ao cálcio para tornar os dentes e ossos mais rígidos quando os níveis de magnésio estão equilibrados.

4. Melhora a memória, aprendizado e concentração

As castanhas são ricas em vitamina E, selênio, magnésio e ômega-9 que agem no sistema nervoso, limpando as toxinas que levam a morte dos neurônios e contribuindo na prevenção de doenças cerebrais degenerativas como Alzheimer e Parkinson. 

5. Fornece uma barreira antioxidante aumentando a imunidade

Substâncias naturalmente antioxidantes como a vitamina E, selênio, zinco e compostos fenólicos que estão presentes nas castanhas são capazes de combater a produção de radicais livres pelo corpo.

6. Reduz o mau colesterol

As castanhas têm baixo teor de gorduras saturadas e um elevado nível de gorduras insaturadas (as boas). Além disso, a presença de fitosteróis (extratos vegetais muito eficazes na redução dos níveis de colesterol) e antioxidantes também garantem a redução do mau colesterol. 

7. Previne doenças cardiovasculares

Por meio da ação sinérgica dos ácidos graxos e de compostos bioativos presentes nas castanhas, elas possuem ações antioxidante e anti-inflamatória relacionadas à prevenção de doenças cardiovasculares. Isso porque é capaz de reduzir a oxidação do colesterol ruim (LDL).

8. Reduz o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer

As oleaginosas têm componentes de ação antoproliferativa, como gorduras insaturadas e compostos antioxidantes (vitamina E, quercetina, resveratrol e polifenóis) que ajudam a inibir a proliferação de células cancerosas.

Obviamente, tudo deve ser consumido sem exageros. Um punhado é o suficiente. Além disso, como algumas delas são ricas em óleos, duas unidades já são suficientes, como a castanha do pará por exemplo. 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários