Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Secretaria de Saúde de Biguaçu promove 15º Mutirão de Saúde da Mulher

Publicado em 11/02/0182 Editoria: Biguaçu Comente!


No mês de outubro a cor rosa predomina nos avatares das redes sociais, nos jornais e nas luzes que iluminam prédios públicos. O laço rosa, usado junto à roupa de mulheres e homens é o símbolo de uma causa muito importante: a luta para combater o câncer de mama. Batizado de Outubro Rosa, o antepenúltimo mês do ano é celebrado no mundo inteiro como mês de prevenção e diagnóstico precoce desse tipo de câncer, o segundo maior responsável pela morte de mulheres.

De 15 a 20 de outubro, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Biguaçu estarão realizando atividades voltadas à prevenção de doenças e promoção da saúde da mulher. 

No sábado, dia 20, a Secretaria Municipal de Saúde promove o 15º Mutirão da Saúde da Mulher, facilitando o atendimento principalmente àquelas mulheres que devido a jornada de trabalho, não podem comparecer à UBS em horário de atendimento normal. Nesse dia, as unidades estarão abertas das 8h às 12h e das 13h às 17h. Uma série de ações serão realizadas, entre elas a realização de preventivo e exame clínico das mamas. 

Para a secretária de Saúde, Genivalda Ronconi, “o mutirão é um momento especial, onde o atendimento das unidades é voltado exclusivamente às mulheres, com o objetivo de conscientizar e orientar quanto à importância do cuidado com a saúde, bem como prevenir e detectar infecções e alterações do colo de útero e nos seios”. 

A população alvo são as mulheres com idade entre 25 e 64 anos. Para o atendimento é necessário apenas portar o cartão do SUS e o Cartão Nacional de Saúde. 

“Os exames realizados nesse dia são essenciais para a saúde da mulher. É a forma mais eficaz de prevenir e combater, quando identificado precocemente, o câncer de colo de útero e de mama possuem grande chance de cura”, comenta o prefeito Ramon Wollinger.  “Tão importante quanto participar do mutirão e fazer o exame, é buscar o resultado e se necessário seguir corretamente o tratamento indicado pelo profissional de saúde”, finaliza o prefeito.

 

Precauções para realização do exame

Para evitar que o material coletado esteja contaminado ou danificado durante a análise, alguns cuidados são necessários antes da realização do exame:

- Não manter relações sexuais dois dias antes do exame;

- Não usar duchas íntimas, cremes ou medicações vaginais dois dias antes do exame;

- O ideal é realizar a coleta até sete dias antes do início da menstruação ou sete dias após o término do fluxo menstrual.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Biguaçu

Comentários