Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Capital lidera ranking de novas empresas

Publicado em 12/01/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


Florianópolis fecha o ano com 9.271 novos empreendimentos

Florianópolis fechou 2015 liderando o ranking estadual de abertura de empresas, com 9.271 novos empreendimentos. Em meio a uma crise econômica no país, o número é animador e é motivado por pontos fortes da cidade, que incentivam o investimento: áreas de infraestrutura, capital humano e inovação.

Florianópolis está aproximadamente 25% acima de Joinville, que ficou na segunda posição com 6.994 novos empreendimentos. Seguido de Blumenau, com 4.606; São José, com 3.451 e Itajaí, com 3.393 novas empresas.

A Capital destaca-se com um índice alto de mão de obra qualificada, que se reflete diretamente no setor empresarial. Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, a cidade conta com 58,31% de alunos matriculados em cursos de alta qualidade e 80% dos adultos com ensino fundamental completo com uma das notas mais altas do indicador.

Outro ponto destacado tem relação com o ambiente, que precisa ser favorável para pessoas empreendedoras e criativas. Lançado em setembro do último ano, o projeto Centro Sapiens, que une o poder público e a iniciativa privada em prol da revitalização e investimentos na parte leste do Centro Histórico de Florianópolis, tem o objetivo de estimular as economias criativas nas áreas de design, turismo, gastronomia, artes, moda e tecnologia. Além de valorizar o patrimônio histórico, reconhecer também o comércio já existente e a gastronomia local.

O projeto prevê modificações na área, como o cabeamento elétrico, que passará a ser subterrâneo, e melhorias previstas nos calçamentos, além do planejamento urbanístico como um todo. Tudo isto com o intuito de bem receber estes jovens investidores e empresários na região, para que possam empreender em um espaço que também tenha convivência.

O prefeito Cesar Souza Junior encaminhou Projeto de Lei Complementar à Câmara Municipal para isentar da cobrança do IPTU as startups que se instalarem na região. "Através de medidas como o valor do aluguel mais barato na localidade, a atratividade tributária através da isenção do IPTU aos novos comerciantes e com a articulação com entidades apoiadoras, focamos na vinda de jovens empreendedores para o local, que atrairá melhorias e investimentos no Centro Histórico e aquecerá a atividade econômica", explicou.

Empreendedor no Bairro

O projeto Empreendedor no Bairro, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, com o apoio de diversos parceiros, disponibiliza durante o ano atendimento de orientação, formalização e capacitação de atividades, com o objetivo de levar para as comunidades, com apoio técnico e científico, informações que permitam a criação de cultura para futuros empreendedores.

Segundo o secretário José Henrique Domingues Carneiro, "a ideia é incentivar que um número cada vez maior de empresas sediadas em Florianópolis ingresse no mercado formal, além de melhorar sua gestão". Na ação, que passa por diversos bairros da cidade, é possível tirar todas as dúvidas ligadas à abertura de micro e pequenas empresas, com entidades renomadas e experientes na área.

Diversos parceiros integram a ação, no local é possível acessar orientações do Pró-Cidadão, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros. Também estão presentes representantes da Receita Federal, Associação das Micro e Pequenas Empresas, SESCON, Banco Empreendedor, Sebrae e ACIF.

Segundo Fábio César Moraes, consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sempre que alguém decide abrir um negócio próprio está assumindo um risco, independentemente do momento econômico do país. "O momento de crise aumenta, sim, o risco, mas ele sempre existe. É preciso estratégia, planejamento e muito trabalho, assim a chance de ter resultados positivos é muito maior. Nos atendimentos durante o Empreendedor no Bairro, busca-se repassar ao investidor como está o mercado na área que pretende abrir seu negócio e quais as oportunidades que ele pode aproveitar", explicou.&8203;

› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação de Florianópolis

Comentários