Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Treinamentos do Senar/SC qualificam famílias rurais catarinenses

Publicado em 04/01/2016 Editoria: Esportes Comente!


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), disponibiliza em janeiro 267 treinamentos gratuitos com a intenção de beneficiar mais de 4.500 produtores rurais em todo o território catarinense

Entre os treinamentos oferecidos no Norte do Estado, a partir da segunda-feira (11) estão o de qualidade do leite em Canoinhas e de operação e manutenção no corte de árvores com motosserra em Papanduva. Na terça-feira (12) inicia a qualificação de jardineiro em Monte Castelo e na quinta-feira (14) de confeitaria em Campo Alegre.

No Vale do Itajaí, entre os cursos que serão realizados nesta segunda-feira (11) está o de queijos e industrialização de soro em Blumenau. Na quinta-feira (14) começa o treinamento de beneficiamento e conservação de pescado em Petrolândia.

Na região Sul ocorrem os treinamentos de confecção de peças do vestuário íntimo a partir de segunda-feira (11) em Laguna, de embutidos e defumados de carne de frango na terça-feira (12) em Jacinto Machado e de beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar na quarta-feira (13) em Jaguaruna.

Na região Leste, entre as qualificações previstas para esta segunda-feira (11) está a de confecção de peças do vestuário social em Governador Celso Ramos. Na terça-feira (12) será realizado o treinamento de produção caseira de pães e biscoitos em Palhoça.

Entre os treinamentos previstos na Serra Catarinense que iniciam nesta segunda-feira (11) estão os de doma racional de equídeos em São Joaquim e de qualidade do leite em Urubici. Na terça-feira (12) começa o curso de embutidos e defumados de carne de frango em Bocaina do Sul e quarta-feira (13) o de doces de leite e iogurte em Otacilio Costa.

  Na região do Meio Oeste, entre os cursos previstos para iniciar na segunda-feira (11) estão de operação e manutenção de colheitadeiras automotrizes em Capinzal, de instalação e manutenção de redes elétricas em Erval Velho e de doma racional de equídeos em Lebon Régis. Na terça-feira (12) começa o treinamento de artesanato com pintura em Água Doce e de artesanato em couro em Joaçaba.

No Oeste, entre os treinamentos previstos para a semana de 11 a 15 de janeiro estão o de cortes e assados de carne suína em Planalto Alegre, de meliponicultura em Concórdia, de confeitaria em Ipuaçu, de identificação e seleção de oportunidades de negócios em São Domingos e de cultivo protegido de hortaliças em Seara.

Entre os cursos que serão desenvolvidos no Extremo oeste estão o de conservas de frutas em Riqueza e cultivo de plantas medicinais em Romelândia a partir de segunda-feira (11). Durante a semana também serão realizados os treinamentos de informática básica em Palmitos, cultivo de plantas medicinais em São José do Centro, doces de leite e iogurte em Novo Horizonte e planejamento e implantação de negócios no turismo rural em Campo Erê.

O Senar/SC organiza, administra e executa o ensino de formação profissional rural e a promoção social do produtor e trabalhador rural e sua família, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável do País. "A entidade estimula a aprendizagem de maneira harmônica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo em que ele vive", realça o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do Senar/SC (www. senar.com.br) que informa as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.

› FONTE: MARCOS A. BEDIN

Comentários