Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Parque Órion de Lages firma parceria com a Google para atuação na unidade

Publicado em 14/12/2015 Editoria: Esportes Comente!


Parque Órion de Lages e firma parceria com a Google para atuação na unidade. Lages, 14/12/2015. Foto: James Tavares/SECOM

Parque Órion de Lages e firma parceria com a Google para atuação na unidade. Lages, 14/12/2015. Foto: James Tavares/SECOM

Governo do Estado repassa recursos para o Parque Órion de Lages

O governador Raimundo Colombo participou em Lages, nesta segunda-feira, 14, de dois atos que contemplam o setor da inovação e tecnologia na região serrana. Trata-se de recursos e parcerias para o Parque Órion, Centro de Inovação que está em fase final de construção na cidade. O presidente do Centro, Walmir Tortelli recebeu cerca de R$ 1,3 milhão do Governo do Estado para a aquisição de mobília e na mesma solenidade, foi firmada a parceria com a Google - multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos – para atuar junto ao Centro de Inovação.

“Ciência e Tecnologia são a nova economia e elas trazem uma oportunidade importante para promover de maneira muito forte o desenvolvimento do Estado, contemplando também o interior”, disse o governador ao comparar a estruturação do Estado nesse segmento, com o que foi feito na década de 70 com a criação de universidades do sistema Acafe. Segundo o governador, até então, o capital humano e intelectual das regiões do interior precisava recorrer a grandes centros e dificilmente retornava para as origens.

“Com oportunidades iguais, conseguimos equilibrar e promover o desenvolvimento e a geração de empregos em todo o Estado”, afirma Colombo. Ao todo, serão construídos 13 Centros de Inovação em Santa Catarina. Além de Lages, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul,Chapecó, Joaçaba, Tubarão, Itajaí, Blumenau, Rio do Sul, Brusque, Florianópolis, Criciúma e Joinville vão contar com estruturas.

Com investimentos de R$ 6,8 milhões, a unidade de Lages será a primeira inaugurada, no primeiro semestre de 2016. O Parque Órion vai funcionar como uma incubadora de empresas que buscam crescer no ramo de tecnologia e inovação. Elas terão acesso a conhecimento com especialistas, treinamentos e orientações sobre plano de negócios e criação de produtos. Escritórios de inovação e áreas de engenharia também poderão se abrigar na estrutura, que terá espaço para 30 empresas em mais de quatro mil metros quadrados de área construída.

Raimundo Colombo destacou que aliado aos investimentos em tecnologia, Santa Catarina apresenta bons indicadores sociais e econômicos, o que vem permitindo o Estado ser competitivo. “Faz toda a diferença, em cenários de crise como o que estamos vivendo. Apesar do ano difícil, vamos terminar 2015 com as contas em dia, o que quase nenhum outro estado brasileiro conseguiu”, completa.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, disse que há um esforço muito grande para que Santa Catarina seja o mais tecnológico do Brasil e que já há uma resposta da sociedade catarinense para a importância dos investimento no setor. Citou o município de São Miguel do Oeste que já solicitou a construção de um Centro de Inovação.

“É um sentimento de dever cumprido saber que um projeto que nasceu em 2011, começa, por Lages a se materializar e virar realidade, e daí por diante nossa missão é tornar essas estruturas funcionais, com modelos de gestão de sucesso e funcionais”, observa Chiodini.

Participaram da solenidade, o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina, Roberto Amaral; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Gargioni; o secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte e o prefeito de Lages, Elizeu Mattos.

› FONTE: Francieli Dalpiaz/Assessoria de Imprensa/Secretaria de Estado de Comunicação - Secom

Comentários