Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

República Tcheca instala consulado honorário em Blumenau

Publicado em 09/12/2015 Editoria: Esportes Comente!


O empresário Rafael Thales de Freitas foi empossado cônsul honorário da República Tcheca em Blumenau nesta terça-feira, 8

O secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, representou o Governo do Estado na solenidade, que ainda teve a presença do embaixador tcheco no Brasil, Jirí Havlík.

 “Com este consulado, conseguiremos estreitar os laços com a República Tcheca e estabelecer novas cooperações em diversos segmentos, com intercâmbio econômico, comercial, cultural, técnico e educacional, trazendo benefícios para os dois lados”, prevê o secretário. Virmond elencou a produção de cristais e a fabricação da cerveja pilsen entre atividades de destaque tanto no Vale do Itajaí, como na República Tcheca.

A visão é compartilhada pelo novo cônsul honorário. “Será mais uma ponte, a partir de Blumenau, que pode unir, pela cultura e pelo comércio, a República Tcheca e Santa Catarina”, disse Freitas. Na solenidade, Freitas colocou o consulado à disposição dos catarinenses. “Estamos com as portas abertas a todos”, concluiu.

O embaixador da República Tcheca no Brasil avalia que o estado tem muito a compartilhar com os tchecos. “Um dos melhores investimentos que Santa Catarina e a República Tcheca podem fazer um pelo o outro é no intercâmbio estudantil”, acredita Havlík. O tema foi abordado nesta segunda-feira durante o encontro do embaixador com o governador Raimundo Colombo em Florianópolis.

Rede de consulados

Segundo a cônsul-geral da República Tcheca em São Paulo, Pavla Havrlíková, a abertura do consulado honorário em Blumenau fortalece a rede de representação consular tcheca no Brasil. “Ter um consulado honorário aqui é muito importante pela presença de descendente de imigrantes”, lembrou. Em Santa Catarina, os imigrantes tchecos se instalaram principalmente em cidades do Vale do Itajaí e da região Norte, como Blumenau, São Bento do Sul, Mafra e Joinville, na segunda metade do século 19.
Para o secretário Virmond, o novo consulado será uma adição importante ao Corpo Consular catarinense. “O Corpo Consular catarinense é um dos melhores do Brasil, uma entidade muito ativa e que estabelece relações internacionais que ajudam a manter os altos níveis de desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina”, elogiou o secretário. A entidade foi representada no evento pelo seu presidente e cônsul honorário do Paraguai em Blumenau, Valter Ros de Souza.

› FONTE: Rafael Paulo Assessoria de Comunicação Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais

Comentários