Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Epagri premia ações ambientais de escolas públicas rurais nesta quarta

Publicado em 30/11/2015 Editoria: Meio Ambiente Comente!


Nesta quarta-feira, 2 de dezembro, alunos, professores e diretores de dez escolas públicas do Estado estarão em Florianópolis para receber o Prêmio Epagri Escola Ecologia Márcia Mortari. A iniciativa da Epagri, que está na 9ª edição, busca reconhecer e valorizar ações de educação ambiental em escolas públicas das áreas rural, pesqueira e indígena de diversas regiões de Santa Catarina. O evento será no auditório da sede da Empresa, em Florianópolis.

A programação inicia às 13h30 com uma visita à exposição das dez experiências premiadas, que será instalada nos corredores da Epagri. Às 14h30 começa a solenidade de premiação, quando cada escola receberá certificado e um kit de jogos cooperativos.

Os projetos premiados estão distribuídos por dez regiões catarinenses e envolvem 1.120 alunos. São iniciativas que incluem reciclagem de lixo, horticultura, jardinagem, captação de água da chuva, preservação da água, aquaponia (produção de peixes associada à hidroponia), entre outras ações voltadas para a sustentabilidade e a educação ambiental.

Ao todo, foram 32 projetos inscritos no prêmio. Eles passaram pela avaliação de uma comissão julgadora composta por representantes de diversas instituições em cada região do Estado. “A qualidade, a criatividade e a complexidade dos trabalhos inscritos tem melhorado a cada ano”, destaca Rose Mary Gerber, coordenadora do prêmio.

Cada instituição de ensino enviará uma delegação composta por alunos, professores, diretores e extensionistas da Epagri. Para esses grupos, as atividades iniciam ainda na terça-feira (1), com um passeio educativo por alguns pontos da Capital, incluindo o centro histórico e as praias, além de atividades ambientais na Lagoa do Peri. “Para algumas crianças do Oeste, esse será o primeiro contato com o mar”, diz Rose Mary Gerber.

O prêmio é executado pela Epagri com apoio financeiro do Programa SC Rural e tem como objetivo incentivar e criar oportunidades em ações educativas que favoreçam a recuperação, a preservação e a proteção dos ecossistemas, das diversas culturas e dos saberes locais. Desde 2008, o prêmio é denominado “Márcia Mortari” em homenagem à extensionista da Epagri, já falecida, que realizou um trabalho ambiental de destaque no Alto Vale do Itajaí.

Serviço

O quê: Entrega do 9º Prêmio Epagri Escola Ecologia Márcia Mortari
Quando: 2 de dezembro, a partir das 13h30
Onde: Sede da Epagri – Rodovia Admar Gonzaga, 1.347 – Itacorubi – Florianópolis (SC)

Programação

13h30 – 14h30: Visita à exposição dos projetos premiados
14h30 – 16h30: Cerimônia de premiação

› FONTE: Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de SC

Comentários