Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cedit realiza Dia D contra a Aids

Publicado em 27/11/2015 Editoria: Esportes Comente!


Na próxima terça-feira, dia 01 de dezembro, a Prefeitura de Camboriú, através da Secretaria da Saúde, em parceria com o Centro de Diagnóstico e Tratamento (Cedit) e o Instituto Federal Catarinense (IFC), estará realizando um Dia D contra a Aids. A data é marcada pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Ações serão realizadas em todas as unidades de saúde do município, a fim de prevenir e diagnosticar casos na cidade.

A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (Onu), em uma Assembleia realizada em outubro de 1987. O governo brasileiro, através do Ministério da Saúde, começou a promover campanhas de apoio ao Dia Internacional de Luta contra a AIDS a partir de 1988. Esta data foi criada para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, e aumentar a compreensão sobre a síndrome, além de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo.

Em Camboriú, somente no ano de 2015, foram diagnosticados 85 novos casos, com maior incidência em jovens e adultos, com faixa etária entre 16 e 30 anos. Na terça-feira, em todas as Unidades de Saúde, será ofertado o Teste Rápido para HIV. Já no período noturno, o teste também será oferecido para alunos e funcionários do IFC, na própria instituição.

"Esta ação tem como principal objetivo orientar quanto à prevenção, e também realizar o diagnóstico e tratamento precoce, tendo em vista que no ano de 2015 o maior número de casos novos detectados foi em adultos e jovens", destacou a Coordenadora do Cedit, Enfermeira Gabriela Garcia Torres Pereira.

Quem tiver interesse em realizar o teste rápido pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa, portando um documento com foto e o cartão nacional de saúde. Para quem for realizar o exame nos outros dias, pode se dirigir ao Cedit, localizado na Rua Osmar Dutra de Mello, nº52, no Centro, de segunda a sexta, das 8h às 11h30min, e das 13h às 16h30m. Não é necessário agendamento prévio nem requisição médica para realização do teste.

› FONTE: Prefeitura de Camboriú | Imprensa

Comentários